Notícias

Prefeitura aplica últimas doses da primeira remessa de vacinas de Covid-19

Nesta segunda (1º), trabalhadores de saúde da linha de frente recebem as cerca de mil unidades remanescentes
1 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na tarde desta segunda-feira (1º), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão no UTC para aplicar as doses remanescentes da primeira remessa da vacinação contra a Covid-19. Até a última sexta-feira (29), haviam sido aplicadas 84% das 6.901 doses recebidas pelo município no último dia 19, imunizando trabalhadores da saúde atuantes no enfrentamento à doença, idosos e profissionais das Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e idosos acamados, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

 Os 16% restantes serão destinados exclusivamente aos profissionais de saúde, que fizeram o cadastrado no Portal da Prefeitura. As aplicações ocorrem no Ginásio do UTC, que oferece uma estrutura devidamente planejada, considerando todas as medidas de biossegurança.  A previsão é totalizar a aplicação destas doses ainda nesta segunda.

Nova remessa

Nesta segunda, o município recebeu da Superintendência Regional de Saúde (SRS) as 8.158 novas doses da vacina contra a Covid-19. Nesta quantia, estão somadas as vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Com estas doses, continuarão sendo priorizados os trabalhadores de saúde na linha de frente de combate ao vírus.  O município também recebeu as 6.901 vacinas que estavam reservadas para aplicação da segunda dose nas primeiras pessoas imunizadas na cidade.

Programação

Com as novas doses recebidas, a Secretaria Municipal de Saúde, continuará, nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3), vacinando os trabalhadores de saúde, no Ginásio do UTC. A partir de quinta-feira (4), começa a aplicação da segunda dose em pessoas que já começaram a ser imunizadas há 15 dias.  

Parciais

Ao todo, já foram 5.789 pessoas vacinadas contra a doença. Seguindo a escala de prioridade definida pelo Ministério da Saúde, foram 4.472 doses aplicadas em trabalhadores de saúde e 771 doses durante a visitação em todas as 28 ILPIs. O município priorizou ainda os pacientes idosos acamados, totalizando 546 vacinados em domicílio.

Além das 5.789 doses aplicadas, 34 apresentaram desvio de qualidade/perda técnica (a maioria com volume insuficiente, sem rótulo, entre outras situações encontradas. O quantitativo representa 0,58% do total, considerado dentro da normalidade em grandes escalas de imunização. Os frascos permanecem armazenados para eventual análise da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Cadastro para a vacina

O cadastramento prévio para imunização continua disponível no Portal da Prefeitura. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”. A vacinação será realizada de forma gradativa de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade.

A Prefeitura alerta para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina, documento pessoal e comprovante de atuação ativa na rede de saúde.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também