Notícias

Excelência na atenção primária de Uberlândia é modelo para outros municípios

Prefeitura apresenta casos de sucesso da saúde a municípios de Sergipe
5 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia receberá nesta segunda (8) e terça (9) a visita de representantes de prefeituras e do Estado de Sergipe. A comitiva irá conhecer os processos implantados na Atenção Primária e que motivaram a cidade a ser uma referência no serviço para outros municípios.  Pelos mesmos motivos de excelência na saúde pública, o município tem recebido constantemente a visita de outras cidades, estados e do Ministério da Saúde.

Haverá a visita de representantes dos municípios de Itabaiana, Nossa Senhora das Dores e Propriá. A programação contempla locais como o Centro Administrativo, Salão da Missão Sal da Terra e em unidades de saúde.

O evento destaca bons exemplos em administração, gestão da saúde e melhorias no acesso da comunidade à atenção primária. O objetivo é inspirar e implantar nos demais estados brasileiros metodologias trabalhadas em Uberlândia, como a estratificação do risco dos idosos por meio do Projeto Trem do Idoso, Autocuidado Apoiado, Grupo de Fibromialgia, entre outros processos de atendimentos.

“Os processos da planificação organizam e fortalecem os processos da atenção primária, qualificando, capacitando e facilitando o acesso aos serviços de saúde. Nossas equipes de Saúde da Família aderiram a esses processos que contribuem para nossa organização com ferramentas metodológicas que causam satisfação para nossos pacientes usuários”, destacou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.

Cronograma

A recepção das equipes sergipanas ocorrerá no dia 8, feita pelo Secretário Municipal de Saúde Gladstone Rodrigues da Cunha. A experiência do Centro Colaborador PAS/ CONASS para a qualificação da APS nas Redes de Atenção à Saúde é o tema da reunião que contará também com consultoria do Conass.

Em seguida, será apresentado o padrão de estrutura das novas unidades durante visitação à Unidade de APS Compartilhada UBSF Ipanema I. Pela tarde, será apresentada a experiência da Unidade Laboratório UBSF Santa Luzia, no Salão da Missão Sal da Terra. De lá, os visitantes conhecerão a unidade de saúde.

Já no dia 9, durante palestra no Salão da Sal da Terra, o cronograma abrange a apresentação da integração da APS e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) no cuidado a pacientes com doenças crônicas. Também será compartilhada a experiência da atenção integrada na rede de urgência e emergência. Ainda pela manhã ocorrerá a visitação à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge e ao Hospital e Maternidade Municipal Doutor Odelmo Leão Carneiro.

A programação encerra no Centro Administrativo com o encontro com o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão. Na ocasião, será firmado o termo de compromisso do Centro Colaborador PAS/CONASS, em razão de sua experiência exitosa e seus novos desafios, com a presença de Jurandir Furtuoso – Secretário Executivo do CONASS e Maria José Evangelista Assessora Técnica da Planificação da Saúde/CONASS.

Centro Colaborador do Conass

Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município projeto Qualifica SaUDI, que veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. Os Centros Colaboradores têm o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.

Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador. Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também