Notícias

Prefeitura incentiva mamografia com seis pontos para realização do exame

Nesta sexta-feira (5), comemora-se o Dia Nacional da Mamografia; Entre a estrutura de atendimento de Uberlândia, está o Mamógrafo Móvel
5 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres, e quanto mais cedo for diagnosticado maiores são as chances de cura. No mês em que se comemora o Dia Nacional da Mamografia (5 de fevereiro), a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Rede de Atenção à Saúde da Mulher, reforça a importância da realização do exame preventivo. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde oferece seis pontos de realização do procedimento. Em 2020, foram realizados mais de 18 mil exames.

A mamografia ambulatorial e de rastreamento é ofertada gratuitamente pela rede municipal de saúde. Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), devem fazer o exame de rotina, a cada dois anos, mulheres com idade entre 40 e 69 anos. A mamografia é eficiente para detecção do câncer de mama ainda não-palpável clinicamente (com menos de um centímetro), que apresenta alto índice de recuperação se for tratado adequadamente.

Prefeitura incentiva mamografia com seis pontos para realização do exame 1
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

Para ter acesso aos exames preventivos, deve-se procurar a unidade básica de saúde de referência. Os pedidos médicos são direcionados para a Central Municipal de Regulação, que é o setor responsável pelos agendamentos.

Mamógrafo Móvel

Um dos pontos de realização do exame na cidade é o Mamógrafo Móvel, inaugurado recentemente pelo prefeito Odelmo Leão. Devido à situação de pandemia, o equipamento está instalado na área externa da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge. São realizados cerca de dez exames por dia, com intervalo de marcação de 30 minutos para que os profissionais façam a higienização do espaço.

Prefeitura incentiva mamografia com seis pontos para realização do exame 2
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

Após a retomada dos exames, em outubro do ano passado, o equipamento fez até final de janeiro cerca de 600 procedimentos.

Promoção da Saúde da Mulher

A Prefeitura de Uberlândia realiza um trabalho especial para cuidar da saúde das mulheres no município. A Rede de Atenção à Saúde da Mulher tem como objetivo promover a assistência integral à saúde, trabalhando com a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e de mama, planejamento e saúde reprodutiva, pré-natal, parto e puerpério e também a questão da violência sexual.

Em relação aos exames preventivos, a rede municipal realiza um trabalho efetivo de conscientização do público feminino, com orientações nas próprias unidades de saúde e busca ativa do público-alvo que deve realizar os exames de rotinas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também