Notícias

Tecnologia e modernização aprimoram atendimento da Prefeitura

Nos últimos quatro anos, município investiu em soluções digitais que otimizam processos internos, bem como facilitam a vida do cidadão
5 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A tecnologia favorece a produtividade dos servidores e aumenta a efetividade da gestão. Pensando assim, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) realizou desde o início da última gestão em 2017, o desenvolvimento, adequação, implantação e modernização de ferramentas, sistemas e plataformas digitais.

O novo Portal da Prefeitura foi reestruturado com base nas melhores práticas de web nacionais e internacionais para promover uma melhor experiência para o usuário, com um layout mais dinâmico, responsivo, interativo, simples e prático, agregando novos dados e funcionalidades. O site está integrado às redes sociais e se adapta aos diferentes tipos de dispositivos, tamanhos de tela e janelas. Além disso, está interligado com outros sistemas, direcionando o usuário para as áreas do financeiro, atualização de notícias e de recursos humanos, por exemplo.

Pensando no bem-estar feminino, o aplicativo Mãe Uberlândia oferece às gestantes informações sobre cada fase da gestação, como as mudanças que acontecem com a mulher e com o bebê mês a mês. Sem contar o aplicativo pioneiro na proteção feminina, o Salve Maria, idealizado pela secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira.

Devido à pandemia de Covid-19, desde maio de 2020, as soluções digitais foram ainda mais potencializadas para que os cidadãos pudessem ter garantidos sua segurança sem que se privassem do acesso aos serviços públicos municipais. Saiba mais:

Zap da Prefeitura

Segunda via do Dmae, denúncias ao Procon, dados da pandemia, médico virtual, catálogo de empreendimentos da cidade, alertas da Defesa Civil, boletos de IPTU e inúmeras outras funcionalidades podem ser obtidas na palma da mão, por meio do Zap da Prefeitura. A ferramenta criada está disponível no número (34) 9.9774-0616.

Saúde

No início da pandemia, foi criado o Boletim Municipal do coronavírus por meio da plataforma Microsoft Power BI, disponível no site da Prefeitura, o qual garante que a população tenha acesso a informações transparentes e atualizadas. A medida promove clareza da divulgação de dados e possibilita o amplo esclarecimento da população sobre a proliferação do vírus.

Cultura

Para valorizar as manifestações artísticas da cidade, foi criado o Cultura em Casa, uma plataforma digital de acesso à cultura. No ambiente virtual, a população encontra diversos materiais, como vídeo-oficinas, apresentações artísticas e cartilhas com informações sobre o patrimônio histórico da cidade.

Educação

Com o fechamento das escolas durante o período de isolamento, a Secretaria Municipal de Educação lançou o portal Escola em Casa, onde os estudantes da rede municipal têm acesso gratuito a materiais didáticos. No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, material didático disponibilizado, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar.

Protocolo

Para reduzir a necessidade do atendimento presencial no Centro Administrativo, o núcleo de Protocolo da Secretaria Municipal de Administração possui agora três canais para atendimento:, o Whatsapp (34) 9 9680-4050, o e-mail protocoloadm@uberlandia.mg.gov.br e o Protocolo Online, ferramenta que o usuário pode solicitar requerimentos da Secretaria Municipal de Administração, enviar documentos, gerar a taxa do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e acompanhar o andamento dos processos.

Apoio às empresas

As empresas do município possuem, agora, mais uma ferramenta neste período de pandemia. Trata-se de uma página de apoio disponível no Portal da Prefeitura, com informações voltadas ao setor. A página “Apoio às empresas” pode ser acessada dentro do link do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus localizado no portal virtual da Prefeitura de Uberlândia.

UdiBus

Aplicativo que permite aos usuários do transporte público de Uberlândia por meio de informações repassadas pelos GPSs instalados em todos os veículos da frota, além do mapeamento de todos os pontos existentes na cidade, informações em tempo real além do usuário ter em mãos diversas informações que o ajudarão na locomoção utilizando o Sistema Integrado de Transporte da cidade.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também