Notícias

Alunos da rede municipal retornam às atividades presenciais

Para garantir a segurança de servidores e alunos, estão sendo desenvolvidos rigorosos protocolos de segurança
8 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Após o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 deliberar favoravelmente ao retorno das aulas presenciais em Uberlândia, estudantes, professores e demais servidores da Secretaria Municipal de Educação retornaram, nesta segunda-feira (8), às mais de 120 unidades do município e as Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras. A volta foi possível mediante um rigoroso protocolo de biossegurança em todas as escolas, que inclui testagem de milhares de servidores, sistema híbrido para diminuir o fluxo nas unidades, uso de máscaras, aferição da temperatura, disponibilização de álcool em gel, entre outras diretrizes.

A secretária municipal de Educação, Tania Toledo, explica que todo o planejamento foi desenvolvido de forma criteriosa, a fim de garantir segurança, aprendizagem de qualidade e socialização, mas que todas as famílias têm a prerrogativa de optar pelo retorno ou não de seus filhos nas atividades presenciais, sem risco de qualquer sanção.

“Nossas escolas são ambientes seguros e estão preparadas para receber os alunos, de modo a terem uma aprendizagem de qualidade e usufruírem da convivência com professores e colegas. No entanto, nesse momento, a opção é inteira dos familiares de nossos alunos e entendemos todos aqueles que desejarem que seus filhos permaneçam em casa”, destacou.

Modelo Híbrido

Alunos da rede municipal retornam às atividades presenciais 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O sistema híbrido estabelecido pelo protocolo sanitário prevê que as turmas sejam divididas em dois grupos de revezamento: enquanto em uma semana, metade dos estudantes vão para o ensino presencial, a outra metade segue o conteúdo à distância. Na semana seguinte, os que tiveram aulas presenciais passam para o ensino remoto e vice-versa. Dessa forma, as instituições serão mantidas diariamente com metade da capacidade de atendimento físico, garantindo a adoção de normas de distanciamento.

Pais e responsáveis

Alunos da rede municipal retornam às atividades presenciais 2
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Nesta manhã, muitos familiares se mostraram contentes com a possibilidade de poderem levar seus filhos à escola. Cássia Lopes trabalha como caixa em uma instituição financeira e é mãe de três filhas. Em sua visão, as aulas presenciais são importantes no aprendizado da criança.

“Eu acho muito importante o retorno, tenho três filhas em idade escolar, e elas estavam sentindo falta. É importante pela questão do ensino, uma das minhas filhas se encontra na idade de alfabetização e estava bastante ansiosa por este retorno”, destacou.

Ações Preventivas

Alunos da rede municipal retornam às atividades presenciais 3
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Para o retorno, ações importantes foram tomadas durante os dias que antecederam esta segunda-feira, como por exemplo a testagem de mais de 9 mil servidores. Foram em 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), além dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, os exames motoristas do transporte escolar e funcionários das OSCs também foram testados.

Reformas e adaptações estruturais

Alunos da rede municipal retornam às atividades presenciais 4
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Os prédios escolares, desde o ano passado, estão recebendo reformas, adaptações e reforço em materiais de biossegurança, como abastecimento de papel toalha, sabonete líquido e álcool em gel, totens e dispensers para facilitar o acesso à higienização, além de equipamentos para medir a temperatura.

Segurança

Alunos da rede municipal retornam às atividades presenciais 5
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Cada servidor e aluno do sistema de ensino municipal que retornou às aulas no dia de hoje recebeu um kit com duas máscaras de proteção para o rosto. Todas as medidas de prevenção à disseminação da Covid-19 foram adotadas considerando as características específicas de cada uma das escolas, o que inclui a implementação de uma rotina de higienização no mobiliário, especialmente na troca de turnos.

Treinamento do corpo docente

Alunos da rede municipal retornam às atividades presenciais 6
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Uberlândia também realizou uma série de capacitações sobre normas de biossegurança que devem ser adotadas no dia a dia escolar. O público-alvo foram os servidores das 123 instituições da rede municipal de ensino e 45 OSCs parceiras. O treinamento aconteceu em conjunto entre a SME e a Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também