Notícias

Boas práticas de Uberlândia na Saúde são modelos para cidades do Sergipe

Nesta segunda (8) e terça (9), Prefeitura apresenta a rede de atenção primária do município a autoridades sergipanas
8 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escolhido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde em 2017, o município de Uberlândia recebeu, na manhã desta segunda-feira (8), uma comitiva de representantes de prefeituras e do Estado de Sergipe para apresentar estratégias de planificação exitosas na gestão da Atenção Primária. O evento segue até terça (9) e destaca os processos de sucesso implantados em Uberlândia por meio do projeto Qualifica SaUDI.

A abertura ocorreu na Sala de Reuniões do Centro Administrativo, com a presença do secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues e a assessora técnica do Conass. Maria José Evangelista. Também participaram prefeitos, secretários de Saúde e assessores técnicos de Sergipe, bem como dos municípios sergipanos de Itabaiana, Nossa Senhora das Dores e Propriá. Estiveram presentes, ainda, representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Municipais de Saúde (Conasems).

O objetivo é inspirar e implantar nos demais estados brasileiros metodologias trabalhadas em Uberlândia, como a estratificação do risco dos idosos por meio do Projeto Trem do Idoso, Autocuidado Apoiado, Grupo de Fibromialgia, entre outros processos de atendimentos.

“Nossa gestão entende o papel e importância da Atenção Primária como organizadora e ordenadora do fluxo dos processos de saúde e apoiamos nos processos de aprendizado juntamente com o auxílio do CONASS, que oferece diretrizes de organização de toda a rede de atenção à saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

Com uma população estimada de mais de 90 mil habitantes, o município de Itabaiana é representado pela secretária de Saúde, Priscilla de Melo Ramos, que reconhece a importância de conhecer o planejamento que faz de Uberlândia uma referência.

“Espero levar muito conhecimento e a experiência da planificação para Itabaiana. Já visitamos outros estados a respeito da tenção especializada, e agora quero conhecer a Atenção Primária em Uberlândia. Estamos engatinhando nesse processo e tenho certa convicção de chegarmos no nível de Uberlândia”, disse.

Ainda neste primeiro dia de visitação, foi apresentado o padrão de estrutura das novas unidades durante visitação à Unidade de APS Compartilhada UBSF Ipanema I. Pela tarde, será apresentada a experiência da Unidade Laboratório UBSF Santa Luzia, no Salão da Missão Sal da Terra. De lá, os visitantes conhecerão a unidade de saúde.

Centro Colaborador do CONASS

Boas práticas de Uberlândia na Saúde são modelos para cidades do Sergipe 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde utilizando-se da planificação da atenção à saúde obtida por meio do projeto Qualifica SaUDI. A diretriz veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. Representante do Conass durante a visita, a assessora técnica Maria José Evangelista destaca o papel dos Centros Colaboradores em fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

“Quando sentimos que representantes de outros locais precisam conhecer e se empolgarem, trazemos em Uberlândia para verem a Saúde funcionando. É uma vitrine que inspira outros municípios a se organizarem melhor. É um troca boa para o Conass, Uberlândia e municípios de outros estados do país”, afirmou.

Em Uberlândia, a iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.

Confira a programação desta terça:

– 8h: Apresentação da integração da APS e AAE no cuidado de usuários com condições crônicas e Apresentação da atenção integrada na rede de urgência e emergência (Salão Missão Sal da Terra)

– 10h30: Visita à Unidade de Atendimento Integrado UAI São Jorge (no local)

– 11h30: Visita ao Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (no local)

– 14h30: Encontro com o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, para firmar o termo de compromisso do Centro Colaborador PAS/CONASS, em razão de sua experiência exitosa e seus novos desafios (Sala de Reuniões do Prefeito)

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também