Notícias

Hospital Municipal é referência de estrutura para cidades de Sergipe

Prefeituras do Estado nordestino estão em Uberlândia conhecendo a estrutura da saúde municipal
9 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com inúmeras estratégias de sucesso na gestão da Rede de Atenção à Saúde, a Prefeitura de Uberlândia deu continuidade à apresentação da estrutura de saúde da cidade para uma comitiva composta por representantes de prefeituras e do Estado de Sergipe. Nesta terça-feira (9), o grupo conheceu a estratégia de integração entre Atenção Primária e Especializada durante visita ao Salão do Missão Sal da Terra. Em seguida, passaram na UAI do bairro São Jorge e conheceram a estrutura e o funcionamento do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC).

As visitações destacam os processos implantados em Uberlândia por meio do projeto Qualifica SaUDI, que desde 2017 atribuíram ao município o título de Centro Colaborador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Participaram autoridades dos municípios sergipanos de Itabaiana, Propriá e Nossa Senhora das Dores e do Estado de Sergipe, além de representes do Conass, e do Conselho Nacional dos Secretários de Municipais de Saúde (Conasems).

A comitiva conheceu a estrutura do HMMDOLC, inaugurado há 10 anos e certificado em nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A instituição tem mais de 250 leitos, sala de hemodinâmica modernizada e credenciamentos junto ao Ministério da Saúde para ser unidade de assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia e para realizar cirurgias de média a alta complexidade de oncologia. Um dos destaques durante a visita foi a maternidade, que ganhou admiração do prefeito de Propriá e ex-secretário estadual de Saúde de Sergipe, Valberto de Oliveira Lima.

“Estamos visitando esse hospital muito bem pensado com uma arquitetura fantástica e uma nova concepção. Pelo que estou percebendo, existe uma interação bem madura com as necessidades da Atenção Básica. É tudo o que queremos: levar a concepção dessa integração para a minha cidade”, destacou.

A coordenadora do Núcleo de Contratos de Gestão, Cristina Angélica Gomes, destaca a importância da metodologia de unir redes Primária e Especializada ser inspiração para os atendimentos em outros municípios do país. “O profissional da Atenção Especializada tem a oportunidade de conhecer e integrar com o profissional da Atenção Primária, dando a eles uma habilidade e qualificação em atender os pacientes. Temos com isso a oportunidade de dar um atendimento mais satisfatório na Atenção Primária e reduzindo as filas na Especializada”, destacou.

A programação chega ao fim na tarde desta terça-feira (9), no Centro Administrativo, com o encontro com o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão. Na ocasião, será firmado o termo de compromisso do Centro Colaborador PAS/CONASS, em razão de sua experiência exitosa e seus novos desafios

Centro Colaborador do CONASS

Hospital Municipal é referência de estrutura para cidades de Sergipe 1

Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde utilizando-se da planificação da atenção à saúde obtida por meio do projeto Qualifica SaUDI. A diretriz veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. Representante do Conass durante a visita, a assessora técnica Maria José Evangelista destaca o papel dos Centros Colaboradores em fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

O consultor do Conass, Marco Antônio Bragança, acompanhou frequentemente as visitas de outros municípios a Uberlândia. Ele destaca que a iniciativa implantada aqui surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.

“Toda a forma de organização e Uberlândia alcançou um nível de qualidade muito grande, com resultados importantes para os serviços e em benefício à população. Isso é muito importante para mostrarmos que tendo os mesmos recursos é possível organizar uma resposta de qualidade para as pessoas”, afirmou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também