Notícias

Líder do Executivo apresenta boas práticas de Saúde a cidades do Sergipe

Comitiva veio a Uberlândia para conhecer ações desenvolvidas pela Atenção Primária nas unidades do município
9 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Referência em boas práticas em atendimento de saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta segunda (8) e terça-feira (9), a visita da comitiva de representantes de prefeituras e do Estado de Sergipe. Na oportunidade, eles conheceram mais sobre a excelência nos processos adotados na Atenção Primária e que motivaram a cidade a ser reconhecida como um local de visitação para outros municípios. Na tarde desta terça, o prefeito Odelmo Leão recebeu os visitantes, na sala de reuniões do Centro Administrativo, onde detalhou sobre o trabalho desenvolvido em Uberlândia. 

“A saúde da população de Uberlândia sempre foi nossa prioridade. Portanto, logo no início da nossa gestão, implantamos o Qualifica SaUDi para padronizar os serviços e ampliar o atendimento. Hoje, temos vários projetos desenvolvidos, como o atendimento por bloco de horas, autocuidado apoiado para pacientes com diabetes, tutoria de reumatologia, entre outros, que aumentam o acolhimento do nosso povo na rede pública. Receber a visita de outras cidades é um reconhecimento de que nossa equipe está desenvolvendo um bom trabalho”, destacou Odelmo Leão.

Além dos prefeitos, secretários de saúde e assessores técnicos das prefeituras de Nossa Senhora das Dores, Propriá e Itabaiana, estiveram presentes, ainda, representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conaas) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE).

Desde o início da atual gestão municipal, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município de projeto Qualifica SaUDI. A iniciativa veio para ampliar o acesso da comunidade às unidades de saúdeefortalecer a atenção primária na cidade. As ações desenvolvidas motivaram o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) a fazer de Uberlândia um Centro Colaborar, sendo referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados no município.

O Centro Colaborador se efetivou por meio de um termo de compromisso assinado entre a Prefeitura de Uberlândia e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em agosto de 2019. Com a assinatura do termo, ficou estabelecido que Uberlândia é um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores.

Os Centros Colaboradores têm o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também