Notícias

Projeto Novo Caminho inicia 2021 com atividades remotas

Nesta semana, Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil realizou videoconferências com socioeducandos do Cseub
11 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil iniciou nesta semana a programação do Projeto Novo Caminho em 2021 com os socioeducandos do Centro Socioeducativo de Uberlândia – CSEUB. De segunda (8) até sexta-feira (12), a pasta está realizando bate-papos por meio de videoconferências com o tema “Alcoolismo na Adolescência”.

Ministrada pela psicóloga da secretaria Maria de Lourdes Pereira Costa, durante a conversa remota são passadas orientações aos jovens sobre os malefícios causados pelo uso do álcool. ‘’O tema trabalhado com os socioeducandos, foi escolhido em virtude da temática do dia 18 de fevereiro, conhecido como ‘Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo’. É um trabalho preventivo dentro das ações que levamos ao Cseub com iniciativa através da Diretoria de Prevenção às Drogas e Reinserção Social”, enfatizou a psicóloga.

Seguindo as normas de biossegurança necessárias devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, para atender aos 80 adolescentes, estes foram divididos em oito turmas de dez, contemplando a todos os socioeducandos com a atividade. Nesta sexta-feira (12), mais duas turmas de 10 jovens participarão da atividade virtual. A iniciativa visa proporcionar uma reflexão aos jovens sobre os danos causados pelo alcoolismo. “Tem sido uma semana muito produtiva para os socioeducandos, pois as atividades remotas foram intensificadas nesse período de férias escolares da rede estadual, e, com isso, os jovens deixam de ficar ociosos e praticam atividades com temas que contribuem na reinserção social”, frisou o Diretor Geral do Cseub, Gilson Gonçalves Rodrigues.

Projeto Novo Caminho

O Projeto Novo Caminho oferece aos socioeducandos do Centro Socioeducativo de Uberlândia – CSEUB a formação complementar para o exercício da cidadania e a preparação para a iniciação ao trabalho. O objetivo é contribuir na redução da reincidência infracional e na prevenção da exploração dos egressos por atividades ilegais, especialmente o tráfico de drogas.

Para complementar os cursos oferecidos por instituições de ensino, parceiras no projeto, a Diretoria de Prevenção às Drogas e Reinserção Social realiza oficinas reflexivas e interativas em torno das seguintes temáticas: relações societárias, convívio familiar e social, prevenção às drogas, sexualidade e rede de cuidados. 

Com foco no desenvolvimento da personalidade dos adolescentes, bem como na formação deles para o exercício da cidadania, as oficinas temáticas dão suporte ao processo socioeducativo desenvolvido pelo CSEUB, auxiliando no desenvolvimento de competências relacionais favoráveis a uma futura e positiva inserção dos egressos no mercado regular de trabalho.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também