Devido à chuva registra em Uberlândia na tarde desta segunda-feira (15), a Defesa Civil atou em diversos pontos da cidade para evitar maiores transtornos. Em alguns pontos, como a estação de captação meteorológica do Distrito Industrial, o registro foi de 33 mm de chuva somente durante a tarde. Já a estação localizada no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) captou ventos de 32 km/h.
Com isso, houve a necessidade da interdição de algumas vias devido o alagamento causado pelas águas, mas todos os locais já foram liberados novamente para o trânsito. Todas as intervenções foram realizadas com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com a Defesa Civil, não houve registro de ocorrências graves devido à chuva.
A precipitação registrada hoje teve a influência de uma depressão subtropical e jatos de vento de níveis médios que vêm da Amazônia, que trouxe muita umidade para a região e a formação de zona de instabilidade que atingiu Uberlândia.
Os dados registrados nas estações climatológica de Uberlândia foram:
- Estação Centro: Precipitou 36,2 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 25 km/h.
- Estação São Jorge: Precipitou 11,2 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 19 km/h.
- Estação Jardim Patrícia: Precipitou 21 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 28 km/h.
- Estação Industrial: Precipitou 39 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 28 km/h.
- Estação INMET Campus Santa Mônica: Precipitou 31,4 mm e rajadas de ventos de aproximadamente 32 km/h.