Notícias

Prefeitura chega a 15 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas

Trabalhadores da saúde e idosos estão no grupo prioritário contemplado neste primeiro momento; doses aplicadas representam 80,6% das 19 mil de 1º dose que foram enviadas à cidade
15 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 na cidade, a Prefeitura de Uberlândia já contabiliza 15.461 mil doses aplicadas nas pessoas consideradas prioritárias. O valor representa aproximadamente 80,6% das 19 mil doses enviadas pelo Governo de Minas nesta fase inicial.  Dentro deste total estão contabilizadas apenas as primeiras doses das duas que devem ser aplicadas.

Neste primeiro momento, estão sendo contemplado os grupos prioritários, como trabalhadores da saúde (profissionais que prestam serviço em estabelecimento de saúde) e os idosos. As equipes de imunização já visitaram os idosos com mais de 60 anos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e iniciaram a vacinação em domicílio dos que estão acamados.

No último final de semana também começou a vacinação dos idosos que estão acima dos 87 anos. A imunização deste grupo aconteceu com parte das doses que chegaram na última remessa enviada pelo Governo de Minas. Utilizando o sistema de drive-thru (sem a necessidade dos idosos saírem do veículo), as equipes imunizaram mais de 3,5 mil idosos durante três dias de trabalho. Com uma estrutura de 14 pontos de vacinação e mais de 70 profissionais envolvidos, a vacinação ocorreu de sábado a segunda-feira, no Centro Administrativo Municipal, das 8h às 18h.

 A vacinação deste público segue a nova recomendação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, que contempla os idosos com idade mais avançada.

“A nova orientação levou em consideração os riscos de internação e óbito à medida que aumenta a idade dos idosos. O Ministério da Saúde recomendou a vacinação acima dos 90 anos, mas fizemos um levantamento e conseguimos ampliar para os idosos com mais de 87 anos. Como as doses estão sendo enviadas aos poucos para a cidade, estamos contemplando alguns grupos de acordo com as recomendações. À medida que forem enviadas mais remessas, iremos chamar mais pessoas”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira.

Cadastramento

Toda a imunização contra a Covid-19 no município ocorre mediante cadastramento prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”. A vacinação será realizada de forma gradativa de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade.

O aviso com o horário do agendamento será enviado por mensagem de texto no celular (SMS). Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado.

A Prefeitura alerta para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina, documento pessoal e, nos casos dos trabalhadores da saúde, comprovante de atuação ativa na rede de saúde.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também