Para continuar garantindo a internação dos casos leves a moderados de crianças de até 12 anos, a Prefeitura de Uberlândia inaugurou em janeiro deste ano o Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos. Em funcionamento há um mês, a unidade já recebeu 71 crianças. Destas, 60 receberam alta, seis foram transferidas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e cinco permanecem internadas.
O Centro Pediátrico é destinado ao recebimento de casos leves a moderados de crianças de até 12 anos. Situações de alta complexidade continuam sendo direcionadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). A unidade funciona no prédio inicialmente destinado à UPA Pacaembu (Norte), mas que se tornou incompatível para a finalidade de unidade de pronto-atendimento por apresentar inconformidades estruturais.
O local passou por reformas e foi pensado totalmente para o acolhimento infantil. Atualmente, a unidade oferece 30 leitos de enfermaria (sendo dois de isolamento) e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos, além de uma ambientação infantil e de espaços, como brinquedoteca e playground.
A utilização do local foi possível mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em acordo com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, após o contrato de prestação de serviço entre o município e a Clínica Infantil Dom Bosco ter sido descontinuado a pedido da própria instituição.
“Diante da situação do encerramento do contrato, precisávamos encontrar uma alternativa dentro da rede e fui à busca de uma solução. Como a unidade Centro do Hospital Municipal e o Centro de Internação Missão Sal da Terra ainda estão destinados ao tratamento da Covid-19, uma das propostas que tivemos para acolher o público infantil foi corrigir uma série de inconformidades estruturais desse prédio para provermos um atendimento de referência às nossas crianças”, detalhou o prefeito Odelmo Leão.
A unidade é administrada pela organização social Missão Sal da Terra, que também foi responsável pela reforma e adequações do local. Dentre as adequações feitas, estão intervenções na parte elétrica, hidráulica, impermeabilização das paredes que são de drywall (placa de gesso), entre outros, para garantir o bom funcionamento e melhor atendimento dos pacientes.
A escolha do nome para o Centro de Internação Pediátrico é uma homenagem ao médico e pediatria Dr. Helder Castro de Bastos, que foi um dos fundadores da associação beneficente Missão Sal da Terra e também professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Ampla rede de atendimento
Além do novo Centro de Internação Pediátrico, Uberlândia já possui uma ampla rede de promoção de saúde em infantil com o Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro. Só em 2020, a unidade realizou quase três mil partos, com uma estrutura que conta com UTI Neonatal de ponta. Além disso, são ofertados trabalhos de apoio psicológico e social, com foco em crianças com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.