Notícias

Programa Buriti inicia cadastro de produtores rurais

Iniciativa do Dmae oferece ações de preservação ambiental na propriedade rural a custo zero para o produtor
26 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O cadastro para o Programa Buriti Rural já está disponível aos produtores rurais localizados em áreas próximas às bacias dos rios Araguari, Uberabinha e ribeirão Bom Jardim. Estes cursos d’água são os que atendem o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) na produção de água potável. A inscrição é oferecida de forma online ou por telefone. Dessa forma, o produtor pode ter acesso aos serviços ambientais prestados pelo programa de forma gratuita.

Dentre os serviços, o produtor pode garantir a demarcação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), bem como sua delimitação. O programa também faz a recomposição vegetal e a readequação do solo, conforme as necessidades de cada propriedade. As atividades oferecidas são voltadas para promover a conservação da quantidade e qualidade da água utilizada para abastecimento de Uberlândia e desenvolvimento das atividades agropastoris no município.

De acordo com o gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, o projeto vem sendo recebido de forma positiva neste início de ano. “Nos últimos tempos, o programa tem tido uma procura expressiva por parte dos produtores e, em 2021, já cadastramos  diversas propriedades novas”, diz.

Mesmo sem um prazo para o encerramento das inscrições, o ideal é que o produtor faça a solicitação nos meses iniciais do ano. Assim, a Gerência Ambiental do Dmae faz o planejamento de ações contemplando as novas propriedades cadastradas e as já atendidas.        

O produtor Juliano Mendonça é cadastrado no projeto desde o ano passado e acredita na importância da participação para seja possível preservar as nascentes. “As ações de preservação ambiental do programa são essenciais para o nosso trabalho. Precisamos pensar no futuro das águas e evitar o desmatamento nas áreas de proteção”, afirma.

Buriti Rural

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes das bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação do programa, em 2008, já foram realizados mais de 521.709 mil metros lineares de cerca e 413.918 mil mudas nativas do cerrado plantadas. Para conhecer mais detalhes e se cadastrar como produtor, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também