Notícias

Dmae leva água da Capim Branco ao reservatório do Custódio Pereira

Conjunto de motobombas também passa em teste de funcionamento e água chega à cidade
1 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
FOTO: COMUNICAÇÃO DMAE

Um momento histórico para o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) referente à obra do Sistema Capim Branco aconteceu na semana passada. A água da Estação de Tratamento (ETA) chegou ao Centro de Reservação do Bairro Custódio Pereira, completando o ciclo de distribuição. O evento também marcou o funcionamento do conjunto de motobombas e da Caixa de Transição. Estas ações integram a pré-operação e servem como avaliação de funcionamento dos dispositivos, válvulas e registros.

Na ocasião, o conjunto de motobombas também passou pelo teste de funcionamento. Ele é responsável por bombear a água da ETA à Caixa de Transição. O sistema conta com quatro motobombas em funcionamento e uma de reserva, com capacidade de bombeamento de 2 mil litros por segundo. Elas foram desenvolvidas especialmente para este sistema com potência de 1,5 mil cavalos, peso aproximado de 14 toneladas e capacidade de bombeamento de 500 litros por segundo, cada.

O prefeito Odelmo Leão ressaltou que este é um momento muito importante da pré-operação da ETA Capim Branco. “Nesta etapa estamos colocando em funcionamento motobombas e dispositivos de armazenamento que garantem o funcionamento do sistema. Os resultados têm sido muito positivos e, daqui a pouco tempo, o sistema vai fornecer água para Uberlândia, reforçando o abastecimento”, afirmou. 

Dmae leva água da Capim Branco ao reservatório do Custódio Pereira 1
FOTO: COMUNICAÇÃO DMAE

Caixa de Transição

A caixa de transição tem capacidade de armazenar 500 mil litros, ocupa uma área de 400m², e tem altura equivalente a um prédio de 10 andares. O equipamento é responsável pela passagem do regime de bombeamento, iniciado na captação para o regime de gravidade com destino ao Centro de Reservação do Custódio Pereira.

Sistema Capim Branco

Localizado na comunidade rural da Tenda do Moreno, o sistema Capim Branco ocupa uma área de 129.243,95 m² (ETA e Captação) e é composto por uma estação de tratamento, 20 km de adutoras, reservatório com capacidade de 10 milhões de litros, unidade de tratamento de resíduos, casa de química, elevatória de bombas, caixa de transição, painéis elétricos, subestação e canal de captação de água bruta. O sistema foi planejado para ser ampliado em uma segunda e terceira etapas, com capacidade de triplicar a produção de água (6 mil litros por segundo).

Na primeira fase de operação, o Sistema Capim Branco pode produzir até 2 mil litros de água por segundo. Assim, ele vai reforçar os dois existentes (Sucupira e Bom Jardim), com capacidade conjunta de fornecimento de água para 1,5 milhão de habitantes.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também