Notícias

Prefeitura facilita acesso à saúde com ‘Médico Virtual’ e parceria com a Unimed

Além de obter auxílio médico pelo ‘Zap da Prefeitura’, morador ainda conta com o apoio gratuito da Central de Orientações em Saúde (COS) da unidade Uberlândia da operadora de plano de saúde
2 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quem mora em Uberlândia pode ter acesso ao atendimento médico de forma mais rápida e sem sair de casa por meio da ferramenta “Médico Virtual”, disponível pelo “Zap da Prefeitura” (9.9774-0616). O recurso foi desenvolvido pela Prefeitura  para facilitar o acesso da população ao acolhimento na área de saúde e a informações confiáveis para evitar a transmissão de Covid-19. Além disso, uma parceria entre o Município e a operadora de plano de saúde Unimed disponibiliza gratuitamente a Central de Orientações em Saúde (COS) da sede local da empresa para suporte na área médica em geral, incluindo casos que envolvam o novo coronavírus.

A plataforma COS da Unimed Uberlândia pode ser acessada por meio de ligações gratuitas pelo 0800 772 8993 e pelo Whatsapp (11) 93292-5945. A central funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, e é útil também para atender o paciente naquelas situações em que ele não possa se deslocar até uma unidade de saúde. Em caso de necessidade de remoção do paciente para atendimento médico, o profissional fará o direcionamento que convier ao usuário, seja para estabelecimento público ou privado.

 Nos próximos 60 dias, os usuários que recorrerem ao serviço receberão ainda esclarecimentos para primeiras providências em casos de quedas, queimaduras, dores abdominais, náuseas e vômitos, entre outros sintomas. A COS adota o sistema de inteligência e triagem clínica que serve de base para o National Health Service (NHS), utilizado no Reino Unido na solução de 40% das demandas no setor de saúde.

As iniciativas em Uberlândia têm o objetivo de aumentar a segurança da população, uma vez que reduzem a necessidade de deslocamento para unidades de saúde. No caso do “Zap da Prefeitura”, além de atendimento e diagnóstico e resposta para dúvidas, o paciente também recebe receitas e atestados com assinatura digital.

Sobre o ‘Médico Virtual’

Digitando-se a opção 5 do “Zap da Prefeitura”, o usuário agenda a consulta de telemedicina de acordo com dia e hora disponíveis junto ao “Médico Virtual”. Uma mensagem confirma o agendamento e, posteriormente, o paciente recebe o link para acesso à sala on-line de videoconferência pelo aplicativo Zoom. Ainda é possível compartilhar o link da consulta com outra pessoa, como um familiar, no caso de se precisar de um acompanhante. Por ser um atendimento virtual, as receitas e atestados médicos serão enviados ao paciente com uma assinatura digital, garantindo a validade do documento. 

O serviço remoto começou a ser prestado em março do ano passado e, desde então, já prestou mais de 14 mil atendimentos. Atualmente, o recurso da Prefeitura conta com 11 médicos atendendo de segunda a sexta-feira nas áreas de clínicas e pediatrias ambulatoriais. Diariamente, são realizadas dez consultas virtuais.

Confira o passo a passo para agendar a consulta pelo “Médico Virtual”

  1.  Envie uma mensagem para o “Zap da Prefeitura”. O número é (34) 9.9774-0616.
  2.  Digite a opção: “5 – Médico Virtual”
  3.  Coloque o número do seu CPF
  4. Se o CPF não estiver cadastrado, é necessário procurar a unidade de saúde de referência para regularização 
  5.  Se seu CPF está cadastrado na Rede Municipal de Saúde, aparecerá uma mensagem com o dia que você preferir para agendar a sua consulta. Insira a data no formato indicado
  6.  A próxima mensagem mostrará os horários disponíveis. Escolha o de sua preferência
  7.  Você vai receber uma mensagem de texto de confirmação do agendamento e, próximo ao dia da consulta, receberá um link do serviço

Lembre-se: para acessar a consulta, o aplicativo Zoom deve estar instalado no dispositivo.

Veja também como acessar a Central de Operações em Saúde da Unimed Uberlândia:

– Ligue gratuitamente para 0800 772 8993 e Whatsapp (11) 93292-5945

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load