Notícias

Prefeitura oferece serviços de maquinário a preço subsidiado

Pequenos produtores de Uberlândia contam com o apoio para o plantio, colheita e produção da silagem
2 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Divulgação / SAMAEI

O apoio aos pequenos produtores rurais é um dos compromissos da atual administração. Para auxiliá-los com a produção de silagem e o preparo do solo, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei) presta serviços de maquinário agrícola a preço subsidiado e dispõe atualmente de cinco conjuntos composto de trator/ensiladeira/vagão. Somente neste ano, já foram atendidos 40 produtores e outros 40 estão aguardando.

O atendimento a novos produtores está aberto permanentemente e não há limite de inscritos. Os interessados precisam fazer um cadastro no anexo da Smaei, localizado na avenida das Gameleiras, nº 10, no bairro Planalto. Além de informar o serviço a ser executado na propriedade, após o cadastro das informações um técnico faz uma visita pré-colheita para confirmar o estágio de desenvolvimento da lavoura e identificar o momento correto da colheita.

Com os dados da lavoura a Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação traça a estratégia de atendimentos conforme a demanda, logística e localização de cada máquina. Após o atendimento, é feito o levantamento das horas-máquina por meio do horímetro do trator para cálculo das horas trabalhadas, sendo o produtor informado dos valores e das condições de pagamentos.

Para executar a ação, a Prefeitura disponibiliza uma ensiladeira acoplada a um trator, um vagão forrageiro ou carreta agrícola e um servidor para operar os equipamentos. O preço pago corresponde a 50% do valor de mercado.

A ensilagem processa os grãos de milho ou sorgo, a fim de obter nutrientes de qualidade para a alimentação de animais de grande porte, como equinos e bovinos, substituindo o pasto em períodos de seca. O processo envolve o corte da planta, picagem e compactação da matéria.

De acordo com Thalita Jorge, assessora de Agronegócio da SAEI, a iniciativa é importante para garantir que os resultados da produção sejam potencializados ao máximo. “O processo de silagem possui grande importância para o produtor rural e para a rentabilidade do seu negócio. Por isso, o oferecimento desse serviço a preços subsidiados demonstra o compromisso da Prefeitura de Uberlândia com o produtor rural”, ressaltou.

Trabalho 

A Prefeitura colhe cerca de 15 mil toneladas de silagem para aproximadamente 80 produtores em uma área de 400 hectares a cada ano. São aproximadamente 1.500 horas-máquina de trator a valores subsidiados aos pequenos agricultores do município com uma média de 20 horas por produtor e uma área de cerca de 5 horas pra cada. Esse volume dá pra alimentar um rebanho bovino de, por exemplo, 2 mil cabeças de vacas leiteiras que poderão produzir até 20 mil litros de leite num período de 7 meses de seca a cada ano.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também