Notícias

Idosos de 84 anos são imunizados contra Covid-19 no sistema de drive-thru

Estrutura foi montada no estacionamento do Centro Administrativo
3 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em uma nova rodada da vacinação contra Covid-19, por meio do sistema de drive-thru, idosos acima de 80 anos recebem a primeira dose do imunizante nesta semana. A Prefeitura organizou um cronograma que segue até domingo (7), priorizando a segurança e agilidade na imunização que ocorre nos postos montados estacionamento do Centro Administrativo Municipal, situado na avenida Avenida Ubiratan Honório de Castro, das 8h às 18h.

Nesta quarta-feira (3), as doses foram destinadas ao público de 84 anos. A estrutura conta com 14 postos de vacinação e 38 profissionais de saúde atuando em conjunto com o Siate. A iniciativa foi elogiada pela aposentada Maria Regina Rosário Andrade, de 84 anos.

“O atendimento está tudo muito humanizado, com as enfermeiras preparadas dentro das técnicas de enfermagem, responsáveis e mostrando como tudo é feito. Estamos vivendo um momento difícil e de muita ansiedade, então temos que tomar a vacina, que é a única forma de nos liberamos desse vírus e mutações”, destacou.

Esta nova etapa está sendo possível devido ao recebimento da nova remessa com mais de sete mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, sendo destinada aos idosos que fizeram o cadastro prévio no Portal da Prefeitura. O médico aposentado Arnaldo Vicentino, de 84 anos, comemorou a primeira dose, mas sem esquecer que as responsabilidades do isolamento social permanecem. “Vacina é muito útil e preventivo. Eu agradeço muito e daqui 15 dias estou de volta. Os cuidados continuam mesmo depois da segunda dose”, disse.

O aviso com o horário do agendamento é enviado por mensagens de texto no celular (SMS). Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que as pessoas não tiverem condições de comparecer, elas devem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para que a vacinação seja realizada. O número da Ouvidoria da Saúde é 0800-940-1480.

A Prefeitura de Uberlândia alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Cronograma de acordo com as faixas etárias:

– Terça-feira (2): maiores de 85 anos

– Quarta-feira (3): 84 anos

– Quinta-feira (4): 83 anos

– Sexta-feira (5): 82 anos

– Sábado (6): 81 anos

– Domingo (7): 80 anos

Vacinômetro

Em mais uma medida de transparência nas ações nesta batalha contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), disponibilizou o “Vacinômetro”.

Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros. O ′Vacinômetro′ é atualizado diariamente e está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia, assim como o boletim municipal, que indica o número de casos, taxa de ocupação de leitos e óbitos na cidade.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, nas abas “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois “Cadastro Vacinação”. A vacinação ocorre de forma gradativa de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização. A Prefeitura disponibilizou a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina.

Para acessar a página, é preciso informar se é idoso ou trabalhador da saúde, digitar o CPF e a data de nascimento. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e as informações sobre a aplicação da vacina: se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, além de data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também