A Prefeitura dá andamento, nesta sexta-feira (5), à imunização contra a Covid-19 entre os idosos acamados. Ao todo seis equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão empenhadas na ação que começa às 8h e atende os pacientes que residem na região Central Norte.
A expectativa é vacinar em domicílio 240 idosos restritos ao leito, ou seja, impossibilitados de andar ou com mobilidade restrita e dependente. A ação é essencial para a proteção desses pacientes com mobilidade reduzida, considerados um dos grupos mais vulneráveis e com mais alto risco de óbito em caso de contaminação pelo vírus.
A aposentada Maria de Lourdes Amaral, de 77 anos, foi uma das primeiras acamadas residentes na região central a receber o imunizante. “É maravilho receber a vacina pois ficarmos livres da Covid. Às vezes não podemos ir tomar a dose, pois estamos acamados, e está sendo dada muita atenção para nós, idosos”, disse.
O aposentado Paulo Roberto Zago, de 73 anos, recebeu a equipe em casa e ficou satisfeito com o atendimento. “Esse trabalho é fantástico assim como os médicos virem em casa cuidar de nós, pois não podemos sair. É coisa de primeiro mundo esse cuidado que a Prefeitura está oferecendo. Eu agradeço de coração toda a equipe pelo trabalho de combate de frente”, destacou.
O psicólogo Rui de Castro acompanha a mãe acamada Amélia de Castro, de 91 anos. Ele compartilha dos elogios ao esquema montado pela Prefeitura para a vacinação. “É uma enorme gratidão, são raras pessoas que tem essa oportunidade e eu só tenho a agradecer pelo atendimento”, destacou.
Além das equipes de vacinadores, o trabalho envolve vários profissionais, como motoristas e escolta policial. O cronograma desta sexta-feira (5) prevê a imunização de pacientes cadastrados previamente e que residem nos bairros Centro, Nossa Senhora Aparecida, Martins, Osvaldo Rezende, Tabajaras, Lídice e General Osório.
Vacinação em drive-thru
Paralelamente, a Prefeitura segue com a vacinação através do sistema de drive-thru montado no estacionamento do Centro Administrativo. Nesta semana, são imunizados idosos de 85 a 80 anos, em cronograma etário decrescente: 82 anos na sexta-feira (5), 81 anos no sábado (6) e 80 anos no domingo (7).
As parciais da semana são de 1.159 idosos de 84 anos vacinados na quinta-feira (4), 1.157 idosos de 83 anos na quarta-feira (3), e 993 idosos de 84 anos na terça-feira (2).
Cadastro e agendamento
A vacinação ocorre de forma gradativa de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, nas abas “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois “Cadastro Vacinação”.
O aviso com o horário do agendamento é enviado por mensagens de texto no celular (SMS) cadastrado no Portal da Prefeitura. Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que as pessoas não tiverem condições de comparecer, elas devem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para que a vacinação seja realizada. O número da Ouvidoria da Saúde é 0800-940-1480.
A Prefeitura de Uberlândia alerta ainda que a consulta do agendamento pode ser feita antes mesmo do recebimento do SMS, no Portal da Prefeitura, e reforça a importância dos idosos comparecerem ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.
Vacinômetro
Em mais uma medida de transparência nas ações nesta batalha contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), disponibilizou o “Vacinômetro”.
Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros. O ′Vacinômetro′ é atualizado diariamente e está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia, assim como o boletim municipal, que indica o número de casos, taxa de ocupação de leitos e óbitos na cidade.