Notícias

Prefeitura de Uberlândia segue com drive-thru para vacinação

Idosos 80 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste domingo; ação continua amanhã no estacionamento do Centro Administrativo Virgílio Galassi
7 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Neste domingo (7), foi a vez dos idosos de 80 anos receberem a imunização contra a Covid-19. A ação, realizada pela prefeitura de Uberlândia no sistema de drive-thru, aconteceu no estacionamento do Centro Administrativo Municipal, situado na avenida Ubiratan Honório de Castro, das 8h às 18h. Desde terça-feira até sábado (6), 6.087 idosos até 85 anos já haviam sido vacinados. Esta nova etapa foi possível devido ao recebimento da nova remessa com mais de sete mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, sendo destinada aos idosos que fizeram o cadastro prévio no Portal da Prefeitura.

“Eu nasci na década de 1940, vi a ciência curar muitas doenças. Estou novamente fazendo parte da história do nosso país recebendo hoje a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Temos que agradecer à ciência todos os dias e também temos que manter a fé. Isso vai passar se cada um fizer a sua parte!”, contou a professora aposentada Maria da Graça Nascimento Castro, que recebeu a primeira dose nesta manhã.

Segunda dose

A Prefeitura de Uberlândia informa, ainda, que a vacinação no sistema de drive-thru continuará na próxima segunda-feira (8). Serão convocados a comparecerem ao estacionamento do centro Administrativo os idosos que tomaram a primeira dose no dia 22 de fevereiro, os faltosos na aplicação da segunda dose nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, além dos profissionais saúde que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac há mais de 15 dias e não tomaram a segunda dose.

Vacinação dos idosos acamados

Ainda de acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, a vacinação dos idosos acamados está acontecendo paralelamente a dos idosos do drive-thru. Nesta sexta-feira (6), seis equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram empenhadas na ação voltada a vacinar em domicílio 240 idosos restritos ao leito, ou seja, impossibilitados de andar ou com mobilidade restrita e dependente.

Vacinômetro

Em mais uma medida de transparência nas ações nesta batalha contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), disponibilizou o “Vacinômetro”.

Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros. O ′Vacinômetro′ é atualizado diariamente e está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia, assim como o boletim municipal, que indica o número de casos, taxa de ocupação de leitos e óbitos na cidade.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, nas abas “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois “Cadastro Vacinação”. A vacinação ocorre de forma gradativa de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização. A Prefeitura disponibilizou a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina.

Para acessar a página, é preciso informar se é idoso ou trabalhador da saúde, digitar o CPF e a data de nascimento. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e as informações sobre a aplicação da vacina: se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, além de data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também