Notícias

Prefeitura amplia capacidade da rede de oxigênio das UAIs

Troca dos tanques e aumento dos pontos de oxigênio dentro da unidade garantem mais segurança no tratamento dos pacientes com Covid-19
8 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A infecção pelo coronavírus provoca uma inflamação no pulmão, prejudicando a transferência eficaz de oxigênio para dentro do sangue e das células. Por isso, ter um suporte para recuperar essa quantidade de oxigênio no organismo é tão importante para os pacientes com Covid-19. Com o aumento de pacientes internados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e do consumo de oxigênio, a Prefeitura de Uberlândia está ampliando a capacidade da rede para evitar um desabastecimento e continuar garantindo o tratamento destes pacientes.

A ampliação começou neste domingo (7) na unidade do bairro Luizote de Freitas, que recebeu um novo tanque com capacidade para 4.950 metros cúbicos de oxigênio líquido – isso equivale a 500 cilindros. Anteriormente, o tanque da unidade comportava 1.700 metros cúbicos. 

Com a mudança, será possível trabalhar com mais segurança no atendimento dos pacientes, conforme explicou o Secretário de Gestão Estratégica, Raphael Silveira.  “Tivemos um aumento de consumo de cinco vezes em comparação com os meses de novembro e dezembro, provocando um abastecimento de cinco a seis vezes por dia. Uma logística inviável para a unidade e para os pacientes. Com a troca do tanque, esse reabastecimento, de acordo com a média de consumo, ocorrerá a cada dois a três dias, trazendo mais segurança para todos”. 

Prefeitura amplia capacidade da rede de oxigênio das UAIs 1
Foto: Divulgação/Secretaria de Governo e Comunicação

Além da troca do tanque, também foi ampliada a rede de abastecimento dentro da unidade, passando de 25 para 138 pontos de oxigênio ofertados. A mudança da rede de oxigênio está acontecendo em todas as unidades que foram destinadas ao atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. A expectativa é de que toda até o final desta semana as unidades dos bairros Morumbi, Roosevelt e São Jorge passassem pela ampliação.  

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também