Notícias

Prefeitura continua com vacinação contra Covid-19 em sistema drive-thru

Etapa atual contempla idosos e profissionais da saúde em sistema drive-thru
8 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia iniciou nesta segunda-feira (8) mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19. Nesta fase são convocados os idosos que tomaram a primeira dose no dia 22 de fevereiro, os faltosos na aplicação da segunda dose nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, além dos profissionais saúde que tomaram a primeira dose da vacina há mais de 15 dias e não tomaram a segunda dose. As aplicações ocorreram em sistema de drive-thru, no estacionamento do Centro Administrativo Municipal, localizado na avenida Ubiratan Honório de Castro, das 8h às 18h.

Com 87 anos de idade, Zaíra Maria Rodrigues comemorou ao receber a vacina. “É motivo de muita alegria. Eu falo pra todas as pessoas pra elas não perderem esta chance. Fazer o cadastro quando tiver oportunidade e se for chamado, compareça”, disse.  Quem também comemorou foi a dentista Fabiana da Fonseca. “Na minha profissão a gente fica muito próximo do paciente para realizar os procedimentos. Sempre tive muito medo da doença. Agora, graças a Deus, estou imunizada e posso ficar mais tranquila. Torço pra que a vacina seja oferecida a todos o mais rápido possível”, falou.

O aviso com o horário do agendamento é enviado por mensagens de texto no celular (SMS). Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Até ontem, domingo (7), foram aplicadas 7.786 vacinas em idosos com idade entre 80 e 85 anos.

Idosos que não tiveram condições de comparecer, devem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para que a vacinação seja realizada. O número da Ouvidoria da Saúde é 0800-940-1480.

A Prefeitura de Uberlândia alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Vacinação dos idosos acamados

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira, a vacinação dos idosos acamados também está acontecendo, paralelamente à do sistema drive-thru. No entanto, ir até a casa deste público exige uma logística complexa.

“A vacinação dos acamados requer um tempo maior, pois envolve vários profissionais, como motoristas, equipes de vacinadores, escolta policial, além do deslocamento entre os endereços que são distantes um dos outros. Mas temos o compromisso de vacinar todos os idosos acamados em casa e vamos fazer isso”, detalhou a coordenadora.

Cláubia Oliveira também enfatizou que o critério do acamado é aquele restrito ao leito, ou seja, impossibilitado de andar ou com mobilidade restrita e dependente. “Caso o idoso não esteja nesta condição de mobilidade, é muito importante aproveitar a ação do drive-thru. Se o cadastro do idoso está como acamado, mas é possível trazê-lo garantindo o seu bem-estar, basta entrar no cadastro e desmarcar a opção acamado”, explicou.

 Vacinômetro

Em mais uma medida de transparência nas ações nesta batalha contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), disponibilizou o “Vacinômetro”.

Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros. O ′Vacinômetro′ é atualizado diariamente e está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia, assim como o boletim municipal, que indica o número de casos, taxa de ocupação de leitos e óbitos na cidade.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, nas abas “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois “Cadastro Vacinação” (acesse aqui). A vacinação ocorre de forma gradativa de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização. A Prefeitura disponibilizou a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina.

Para acessar a página, é preciso informar se é idoso ou trabalhador da saúde, digitar o CPF e a data de nascimento. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e as informações sobre a aplicação da vacina: se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, além de data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também