Notícias

Programa Buriti inicia manutenção do plantio de mudas nativas do cerrado

Ação tem por objetivo o êxito do plantio realizado no fim de 2020 nas propriedades rurais
8 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
COMUNICAÇÃO DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou nesta semana a primeira etapa da manutenção das mudas nativas do cerrado, plantadas no fim do ano passado pelo Programa Buriti. A ação tem por objetivo alcançar bons resultados com o plantio em áreas de preservação que estão sendo recuperadas. Ao todo 45 hectares e 12 propriedades rurais receberão a manutenção.

Segundo o gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, as atividades tiveram início fazenda da Onça e continuará em propriedades atendidas na bacia do rio Araguari e do ribeirão Bom Jardim. “As equipes fazem limpeza das coroas, adubação e controle de pragas como formigas e cupins. Essa ação é praticada principalmente no período chuvoso quando obtemos melhores resultados”, disse.

O plantio teve espécies como paineira, pequi, jenipapo, angico, ipê, baru e jequitibá vermelho. As iniciativas de plantio, manutenções de mudas, bem como o cercamento nas propriedades em áreas de nascentes ou de preservação permanente (APPs) completam um ciclo que resulta em benefícios ambientais de longo prazo. Além de ampliar as áreas verdes, a ação contribui com a garantia da produção de água suficiente para abastecer a cidade e as atividades rurais.

Programa

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008 já foram implantados mais de 575 mil metros lineares de cerca e o plantio de 459 mil mudas nativas, alcançando 6.486 hectares de área protegida. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também