Na última semana, o treinador Weverton Santos e os paratletas Lara Lima e Mateus Assis, da equipe Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) – associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) – participaram da primeira fase de treinamento da seleção brasileira de halterofilismo paralímpico. O evento foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com o objetivo de preparar a equipe para competições internacionais previstas para este ano.
Segundo o profissional de educação física da Futel e treinador da equipe uberlandense e da seleção brasileira de halterofilismo, Weverton Santos, os resultados obtidos nesta etapa foram excelentes. “Temos nos preparados para as competições internacionais previstas para maio e junho, que definirão os paratletas que participarão dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Lara e Mateus têm grandes chances e muito disso se deve ao trabalho realizado pela Futel, que mesmo durante a pandemia manteve os treinamentos dos atletas de alto rendimento”, disse.
Os treinos dos paratletas de halterofilismo são realizados na academia do UTC, com todas as medidas preventivas necessárias, como distanciamento social e uso de máscara de proteção e álcool em gel. “Ter mantido esse ritmo de treinamento foi essencial para que o nosso desempenho não caísse e pudéssemos chegar a esse momento com chances reais de representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio”, completou a paratleta Lara Lima.
Paratletas
Lara Lima e Mateus Assis têm uma série de conquistas nacionais e internacionais no halterofilismo paralímpico. Dentre elas estão a medalha de ouro de Mateus na Copa do Mundo de Halterofilismo 2020, na Nigéria, e as duas medalhas de prata de Lara na mesma competição.