Notícias

Prefeitura continua com imunização de idosos até sexta-feira (19)

Imunização vem trazendo mais esperança e segurança para os vacinados; caso haja recebimento de mais doses, programação poderá ser ampliada
17 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A máscara escondeu o sorriso largo de dona Izabel Francisca da Silva, de 78 anos, moradora do bairro Lídice, em Uberlândia, mas a voz emocionada e festiva entregou o momento tão aguardado. “Eu estava esperando, contando os dias! A vacina e os cuidados são as únicas coisas que temos para nos proteger. Agora, eu sou outra pessoa com a vacina!”, disse a aposentada.

Enquanto ela recebia a dose, a filha, Junia Garcia, buscava o melhor ângulo e tentava segurar não só o celular, mas a euforia, já que foto “tremida” da tão sonhada vacinação, não pode acontecer para o álbum da família.  “Era a foto que eu mais esperava!”, conta Junia, emocionada.

A imunização que começou às 8h da manhã e foi até às 18h desta terça-feira no sistema drive-thru, no estacionamento do Centro Administrativo Municipal, vacinou com segurança 1433 idosos agendados que possuem 78 anos completos e iniciou também a vacinação para os idosos com 77 anos de idade.

Na última remessa recebida recentemente, a cidade foi contemplada com 4.100 doses enviadas pelo Ministério da Saúde que foram distribuídas pelo Governo de Minas Gerais e, quem garantiu uma das doses nesta retomada foi o Sérgio Cantuário de 78 anos. O aposentado que foi acompanhado pelo filho, tentava ajustar a máscara úmida pelo choro que não conseguiu segurar, enquanto recebia a vacinação.

“Eu até sonhei esta noite porque a única solução é a vacina. Quando chegou a pandemia, eu achei que era o fim, mas olhei pra cima e vi que quem me segurava poderia também me dar mais tempo! Daí, eu confiei Nele e hoje estou realizado! Agradeço muito a Deus, a todos vocês, à Ana Paula e ao Prefeito Odelmo Leão que viu, orientou e trouxe a vacina pra gente”,disse Cantuário.

Imunização continua durante a semana

A imunização de idosos agendados continua durante toda semana. Confira a programação*:

17/03 – Quarta-feira: Continuação da vacinação para idosos de 77 anos.

18/03 – Quinta-feira: Segunda dose para os idosos de 84 anos de idade vacinados em três de março no drive-thru

19/03- Sexta-feira: Concluir vacinação para idosos de 77 anos e iniciar a imunização em idosos com 76 anos de idade, no drive-thru, bem como segunda dose nos idosos acamados e vacinados em cinco de março.

*Caso haja recebimento de mais doses, programação poderá ser ampliada.

Vacinação dos idosos acamados

Além destes idosos, também será dada continuidade à vacinação dos idosos acamados, conforme cronograma. A vacinação deste público será na sexta-feira (19), com a aplicação da segunda dose aos que foram imunizados no dia cinco de março. Ainda segundo a coordenadora do Programa de Imunização, a vacinação dos idosos acamados exige uma logística complexa e, por este motivo, o tempo de realização é maior. 

“A vacinação dos acamados envolve vários profissionais, como motoristas, equipes de vacinadores, escolta policial, além do deslocamento entre os endereços que são distantes um dos outros. Ela não está acontecendo por faixa etária, e sim por regiões de acordo com as rotas programadas para conseguirmos atender a todos. Temos o compromisso de vacinar todos os idosos acamados em casa, e vamos fazer isso”, enfatizou Claubia Oliveira.

A coordenadora também enfatizou que o critério do acamado é aquele restrito ao leito, ou seja, impossibilitado de andar ou com mobilidade restrita e dependente. “Caso o idoso não esteja nesta condição de mobilidade, é muito importante aproveitar a ação do drive-thru. Se o cadastro do idoso está como acamado, mas é possível trazê-lo garantindo o seu bem-estar, basta entrar no cadastro e desmarcar a opção acamado”.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção Consultar Agendamento no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que a pessoa não tiver condição de comparecer por questão de locomoção ou no dia do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para a vacinação ser realizada. O número do telefone da Ouvidoria é 0800-940-1480.

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também