Notícias

Idosos de 84 anos recebem segunda dose da vacina contra Covid-19

Imunização ocorreu em sistema de drive-thru no estacionamento do Centro Administrativo Municipal
18 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nesta quinta-feira (18), o sistema de drive-thru, montado no estacionamento do Centro Administrativo Municipal, vacinou com comodidade e segurança, 1.119 idosos de 84 anos que já tinham tomado a primeira dose em três de março. Amanhã, sexta-feira (19), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde concluirá a vacinação para os idosos com 77 anos e começará a imunização em idosos com 76 anos que receberam a confirmação pelo agendamento. Os profissionais de saúde do município também vão aplicar a segunda dose nos idosos acamados que receberam a primeira vacina em cinco de março.

À medida que novas doses chegarem ao município, o público-alvo será ampliado.  Quem já garantiu as duas doses, trocou a ansiedade da espera pela torcida: “Espero que todos os braços sejam picados como o meu! Nem doeu! Todo mundo pode tomar que se Deus quiser não vai pegar, não!”, disse dona Anízia Clemente, quase uma nonagenária, ao se despedir após a segunda dose tomada.

Momento marcado por emoção

A técnica de enfermagem da Prefeitura, Norma Soares, ergue a seringa com orgulho, ajustando a dose da vacina contra o Coronavírus. O braço-alvo é da moradora do bairro Luizote de Freitas, dona Maria Luiza Carlos, de 84 anos de idade, que recebe pela segunda vez, o único medicamento preventivo e efetivo contra o vírus. “Estou feliz demais! Não senti nenhuma reação na primeira dose, graças a Deus! Que Ele abençoe o trabalho de vocês, porque é uma benção!”.

 Sob aplausos da equipe de saúde, a filha da aposentada, Dinamar de Moura agradece: “Sou muito grata! Indescritível saber que ela está imunizada e isso é o que todos os brasileiros esperam e a gente vai caminhando pra isso em Uberlândia”.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que a pessoa não tiver condição de comparecer por questão de locomoção ou no dia do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para a vacinação ser realizada. O número do telefone da Ouvidoria é 0800-940-1480.

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também