Notícias

Prefeitura apoia festival internacional ‘World Criativity Day’

Cidade é uma das 121 a receberem o evento no Brasil; inscrições para participar do evento são gratuitas e terminam neste sábado (20)
18 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais uma vez Uberlândia é contemplada em um importante evento internacional: o Word Criativity Day. Como incentivo à economia criativa, a cidade recebe o evento pela segunda vez, estando entre as 121 do Brasil a compartilhar esta experiência. Dado a importância do evento, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, entrou como apoio.

Neste ano, o festival irá abordar a economia criativa no âmbito educacional. Para participar, é necessário enviar um projeto como “inspirador” até este sábado (20) no link: https://www.worldcreativityday.com/brazil/uberlandia/home (veja mais abaixo). O resultado das propostas selecionadas será publicado ainda neste domingo (21).

É necessário que o projeto enviado esteja incluído em um dos 13 temas propostos: Pensamento analítico e inovação; Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem; Resolução de problemas complexos;  Pensamento crítico e análise; Criatividade, originalidade e iniciativa; Liderança e influência social; Uso, monitoramento e controle de tecnologia; Design e programação de tecnologia; Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade; Raciocínio, resolução de problemas e ideação; Consciência ambiental, interdependência e regeneração; Respeito à diversidade, gêneros e relações étnico-raciais; e Artes, técnicas e expressão artística.

O formato de participação será totalmente digital, gratuito e remoto, com a opção de uma das modalidades: Play (Vídeos gravados de até 30 minutos) e Live ao vivo de até 30 minutos pelo Canal Youtube do WCD nos dias 21 e 22 de Abril.

World Criativity Day

O Dia Mundial da Criatividade (World Criativity Day)é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores sociais, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas a desafios específicos e acionáveis em torno de habilidades criativas, desenvolvimento de inovação, sustentabilidade e aspectos econômicos e sociais. É um dia para fomentar a criatividade nas cidades, através de atividades para engajar a esfera pública, civil e privada.

O WCD é liderado pelo empreendedor paulistano Lucas Foster, psicólogo, ativista da criatividade, fundador da ProjectHub, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e uma das principais referências em economia criativa do país. Cada cidade conta com um líder local e, Uberlândia é representado por Viviane Lemos.

Desde 2017 o evento foi incluído no calendário oficial da ONU. A data é celebrada oficialmente no dia 21 de abril. No Brasil já são 121 cidades participantes, dentre elas Uberlândia. Pelo mundo, são 15 países consolidando a data como o maior festival de experiências educacionais criativas do mundo com a missão de acelerar a revolução da aprendizagem e garantir que milhares de pessoas possam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia.

Frente a esse contexto, a World Criativity Day tem como objetivo principal apoiar a nova educação para desenvolvimento das habilidades do futuro como forma de acelerar o desenvolvimento social e econômico pautados pela criatividade, inovação e sustentabilidade em rede, foco nas habilidades para o futuro do trabalho definidas pelo Fórum Econômico Mundial.

Como participar

Se você tem uma visão criativa sobre os temas propostos, entre no site para inscrever sua iniciativa como INSPIRADOR até o dia 20 de março. Após o encerramento das inscrições, haverá uma etapa de curadoria para escolha das melhores iniciativas. Será selecionado um projeto para cada eixo temático, que juntos, representam as novas habilidades exigidas pelo mercado e preconizadas pelo Fórum Econômico Mundial.

Para mais informações, basta acessar o site oficial de Uberlândia na plataforma do evento: https://www.worldcreativityday.com/brazil/uberlandia/home ou entrar em contato com a líder local pelo e-mail viviane@flanarturismo.com.br

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também