Notícias

Mais de mil Idosos e acamados são imunizados nesta sexta-feira (19)

A imunização aconteceu através do sistema de drive-thru e visitação em domicílio; 5.321 idosos foram vacinados com a primeira ou a segunda dose desde terça-feira (23)
19 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A continuidade na imunização contra Covid-19 levou esperança e alegria para a sexta-feira (19) de 1.247 idosos que receberam a vacina no sistema de drive-thru e 242 acamados visitados por profissionais de saúde. O trabalho começou pela manhã no estacionamento do Centro Administrativo e com equipes visitando domicílios em oito bairros da cidade.

Divididos em seis equipes, os profissionais de saúde aplicaram a segunda dose em idosos restritos ao leito, ou seja, impossibilitados de andar ou com mobilidade restrita e dependente. O cronograma atendeu os bairros Centro, Lídice, Tabajaras, General Osório, Osvaldo Rezende, Martins, Tubalina, Nossa Senhora Aparecida.

Nem mesmo a máscara no rosto da acamada Maria Helena Landim, de 73 anos, escondeu a satisfação em estar imune. “É um alívio muito grande saber que estou imunizada. Que as profissionais que vieram aqui tenham muita saúde”, destacou.

O esposo Benedito Benjamin compartilhou da celebração em prol da saúde da esposa. “É de suma importância a vacinação e acredito que vá chegando aos poucos a todos. Estamos muito satisfeitos em termos recebido a segunda dose, fica o meu muito obrigado”, disse aposentado.

Animada com a visita das equipes que aplicaram a segunda dose no pai, a cirurgiã-dentista, Eliane Guimarães, fez questão de registrar o momento com uma câmera. “Só temos que agradecer, pois graças a Deus agora ele está imunizado. Quero agradecer ao trabalho de todos e espero que essas vacinas cheguem a todo mundo”, afirmou.

Drive-thru

No estacionamento da Prefeitura, a estrutura de drive-thru montada contou com sete equipes que concluíram a aplicação em idosos de 77 anos e iniciaram a imunização do público de 76 anos de idade.

Estampando a paixão por futebol na máscara, o aposentado Luiz Antônio Cotonhoto, 77 anos, esteve no drive-thru acompanhado do filho e voltou em clima de festividade. “Estou muito feliz e satisfeito, a estrutura está muito organizada. Espero que continue assim com esse trabalho muito bonito, que temos que dar valor”, afirmou.

A pensionista Heleusa Gonçalves, de 76 anos, fez questão de destacar o significado da imunização enquanto recebia a primeira dose. “É muito boa a importância desse momento, quem sabe através das vacinas pare com essa doença esquisita. Mesmo vacinada, eu continuo de máscara. Está muito boa a estrutura e o atendimento”, analisou.

O recebimento de nova remessa no início da semana permitiu a intensificação da vacina durante a semana. Pelo sistema de drive-thru, foram vacinados, na quinta-feira (18), 1.119 idosos de 84 anos que já tinham tomado a primeira dose em 3 de março. Na quarta-feira (17), foram 1.433 primeira dose de vacinas aplicadas no público de 77 anos, enquanto na terça-feira (16) foram 1.280.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que a pessoa não tiver condição de comparecer por questão de locomoção ou no dia do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para a vacinação ser realizada. O número do telefone da Ouvidoria é 0800-940-1480.

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também