Notícias

Outono exige cuidados extras na prática de atividades físicas

Profissional de educação física da Futel fala sobre o assunto
19 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com o início do outono, neste sábado (20), alguns cuidados extras se tornam essenciais para quem deseja praticar atividade física, seja em espaços abertos ou mesmo em casa. Isso porque, como destaca o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros, muitas pessoas têm o hábito de se hidratar pouco e usar roupas inadequadas para a prática nesta época do ano.

“Como no outono os dias estão mais frescos, é comum que as pessoas utilizem roupas com tecidos inapropriados para a prática das atividades físicas e se esqueçam de tomar a quantidade necessária de água. Esses dois erros podem proporcionar sérios prejuízos à saúde”, alerta o educador físico.

Segundo Robson Medeiros, é essencial a hidratação antes, durante e após as atividades físicas, utilizar roupas adequadas, se aquecer antes, manter uma alimentação equilibrada e usar protetor solar, mesmo em dias nublados. “Também é fundamental continuar se exercitando, mesmo que em casa, pois durante o outono as pessoas queimam menos calorias, portanto, ficam mais propensas a ganhar peso”, destacou.

Em caso de dores musculares ou cãibras, a atividade deve ser interrompida imediatamente. “Cada pessoa deve respeitar o seu próprio ritmo e adequá-lo às diferentes estações do ano, pois cada uma tem suas características específicas. Também é indispensável fazer exames médicos periódicos, já que eles podem indicar qualquer tipo de problema de saúde”, disse Robson Medeiros.

Saúde

A profissional de educação física Gabriela Soares lembra alguns dos benefícios da prática de atividades físicas. “Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico e contribui no combate a diversas doenças. A dica é fazer atividades regularmente, mesmo que em casa”, completou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também