Notícias

Programa Escola Bem arrumada conclui obras na EMEI do bairro Marta Helena

Já foram reformadas 28 escolas de julho do ano passado até o momento e 37 estão em andamento
19 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mesmo sem atendimento presencial, o zelo da Prefeitura de Uberlândia marca presença no diário de obras e reformas de cada estrutura educacional sob responsabilidade do município por meio do Programa Escola Bem Arrumada. Nesta semana, por exemplo, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Marta Helena, recebeu os últimos retoques.

“Quando as aulas presenciais puderem ser retomadas, os alunos e servidores vão encontrar uma escola totalmente reformada e bem cuidada, uma determinação do nosso prefeito Odelmo Leão”, alegrou-se a Secretária Municipal de Educação, Tania Toledo.

A reforma na EMEI do Marta Helena beneficiará, diretamente, 111 crianças de zero a dois anos matriculadas e 60 servidores capacitados para o trabalho. Executada pela empresa licitada Lok Service Tecnologia Eireli, as melhorias contaram com revisão de toda rede elétrica, hidráulica e manutenção no telhado com instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (raios e trovões), trazendo mais segurança e evitando danos nos aparelhos eletrônicos.

O cuidado e o capricho da gestão municipal também estão na pintura do prédio. As áreas internas e externas foram todas renovadas e toldos para proteção também foram instalados. Os banheiros foram revitalizados e um novo reservatório d’água já está no local, pronto para ser utilizado. “A reforma da Unidade Escolar é um sonho realizado que reascendeu entusiasmo unindo pensamentos num bem comum de um educar lúdico”, disse a diretora da Emei Marta Helena, Marta Barbosa da Silva, ao ver a escola pronta.

Programa Escola Bem arrumada conclui obras na EMEI do bairro Marta Helena 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A obra, que já está concluída, seguiu criteriosamente as exigências da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e do Núcleo de Acessibilidade. Com a entrega, a unidade soma a outras 28 que já tiveram as manutenções concluídas. Por meio do Escola Bem arrumada, 37 outras escolas estão atualmente em reformas.

Programa Escola Bem arrumada conclui obras na EMEI do bairro Marta Helena 4
 Fotos: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Escola Bem Arrumada

O “Escola Bem Arrumada” tem início com vistorias técnicas nas escolas. Nesta fase são observados principalmente as redes hidráulica e elétrica e itens como infiltrações nos telhados. Outros aspectos considerados envolvem situação dos bebedouros de água fornecida aos alunos e servidores, toldos e infestações de animais (pombos, ratos e insetos), além de pinturas, trincados e rachaduras nas paredes. Em seguida tem início a execução dos serviços.

Para o trabalho ser o mais amplo possível, além da Educação e da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (EMAM), o programa tem a participação de outras secretarias municipais. Dezenas de profissionais são envolvidos em serviços como os feitos pela pasta de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, que consiste em capinas, roçagens e podas de árvores, tanto na parte interna da escola como na externa e em lotes vagos no entorno. Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes é responsável pelas sinalizações viárias e Obras pelas recuperações das massas asfálticas nas vias do entorno. Também está envolvido o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Um trabalho considerado indispensável é feito pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além das escolas, os focos estão sendo eliminados no entorno dela em calhas, telhas, vasos de plantas e bebedouros de animais, entre outros itens.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também