Sempre aprimorando serviços em busca de resultados na prevenção à Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia tem remodelado a sanitização de ruas e espaços públicos. A ação é realizada desde maio do ano passado com a aplicação, através de bombas costais e tratores, do sanitizador denominado de quaternário de amônia 5ª geração. Recentemente, o serviço passou a ser pautado na concentração de forças para uma atuação mais direcionada. Os bairros são definidos e priorizados conforme determina o mapa de calor que aponta adensamento de casos notificados/confirmados.

A estratégia começou atendendo os bairros São Jorge, Laranjeiras, Santa Luzia e Granada. No início desta semana, a sanitização atende o bairro Roosevelt. Os mapas de calor que determinam os locais de atuação são elaborados a cada três dias.
Somando à nova estratégia, a ação passou o ocorrer também no período da tarde. Contando com atuação direta de mais de 20 profissionais e supervisão da administração pública, o serviço é realizado com bombas costais durante manhã e tarde. Já à noite, há o reforço com dois tratores para atender vias e espaços de grande aglomeração, como é o caso dos terminais de ônibus coletivo.
Película protetora
O trabalho é fruto de parceria com a Aerotech Combat, contratada da Prefeitura. O serviço conta com 20 bombas costais automatizadas e dois tratores. A assepsia é feita com uma solução de 0,05% do produto sanitizador e água, que funciona como uma película que mata os micro-organismos e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado.
Diferentemente de outras substâncias, o quaternário de amônia não é tóxico à saúde humana, não causa manchas nem corrói as superfícies. Em ambientes fechados, a recomendação é que o espaço fique isolado por cerca de 60 minutos.