Notícias

Obras de drenagem da avenida Getúlio Vargas atingem 26% de conclusão

Segunda etapa de trabalhos encontra-se na nova instalação da nova tubulação da avenida Jacarandá
24 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com diversas frentes de trabalho, as obras de drenagem da avenida Getúlio Vargas seguem avançando e já atingiram 26% de conclusão. Parte do serviço envolve também a avenida Jacarandá, no bairro Jaraguá, onde está sendo instalada a tubulação que receberá as águas captadas na avenida Getúlio Vargas e adjacências e desaguará no rio Uberabinha. A troca da rede de tubulação nas vias acontece graças aos recursos remanescentes do programa Uberlândia Integrada I.

“A avenida Jacarandá é responsável por levar toda a água da Getúlio Vargas até o rio Uberabinha e, por isso, o trabalho é executado nas duas vias. Essa intervenção será de extrema importância para aquele trecho, principalmente em períodos de chuvas fortes, facilitando o escoamento da água e evitando enchentes”, disse o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes.

A obra

A primeira etapa de melhorias foi realizada no bairro Jardim das Palmeiras logo acima da trincheira Ivo Alves, onde foi instalada uma nova tubulação de 1.200 mm de diâmetro junto à antiga tubulação de 800 mm.

A segunda etapa e atual foco de trabalho é na avenida Jacarandá. Lá, entre o rio Uberabinha e o Belvedere, está sendo colocado a nova tubulação de 1.500 mm, como apoio à tubulação existente de 800m. Há ainda a execução das caixas de passagem e do dissipador, equipamento que atuará para diminuir a força da água que chega ao rio.

Obras de drenagem da avenida Getúlio Vargas atingem 26% de conclusão 1
 Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Por fim, na terceira etapa, será realizada a instalação da nova tubulação de drenagem da avenida Getúlio Vargas entre o Belvedere e a trincheira Ivo Alves. No trecho serão colocadas tubulações de 1.200 mm e 1.500 mm, que também serão somadas à tubulação de 800 mm já existente, reforçando ainda mais a capacidade de capitação da água na via.

A obra é executada pela Dreste Engenharia, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), considerado um sistema licitatório mais ágil e supervisionada pela Secretaria Municipal de Obras.

Uberlândia Integrada

Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão (2005-2012), o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como o Corredor Estrutural Leste e os terminais Novo Mundo e Dona Zulmira, inaugurado recentemente.    

Na etapa II do programa, lançado em 2018, a iniciativa já promoveu intervenções viárias pela cidade como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 km (mais de 168 ruas e avenidas) de recapeamento de vias de todas as regiões.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também