Notícias

Acamados e idosos de 74 anos são imunizados nesta sexta (26)

Ação aplicou mais de 1.600 doses iniciais contra Covid-19
26 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais um dia de alegria es esperança na continuidade da vacinação contra a Covid-19. Nesta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 1.540doses de imunizante no público de 74 anos, via esquema de drive-thru. Também foram imunizados mais de 120 pacientes acamados em visitas domiciliares em 19 bairros. Os idosos e acamados foram selecionados mediante cadastro no portal da Prefeitura.

A estrutura de drive-thru, montada no estacionamento do Centro Administrativo, segue em funcionamento das 8 às 18h, com atuação de sete equipes. A ação foi retomada de forma intensificada nesta semana, graças ao recebimento de 14 mil doses.

Uma dessas doses foi recebida pelo aposentado Hernane Fernandes, que chegou na fila desta sexta-feira (26), para ser imunizado. Já ansioso pela segunda dose, que deve ocorrer em meados de abril, ele espera mais segurança com a vacina.

“Muito animado e esperançoso, pois é uma alegria ter a liberdade de daqui uns dias eu poder sair de casa, que é algo que não faço há bastante tempo. Minha avaliação é nota 10. Fui muito bem atendido”, disse.

Para a aposentada Maria Amélia, o ato da vacinação demanda um pensamento coletivo sobre cuidar de si e do próximo. “É uma vacina muito importante para nossa saúde, precisamos todos conscientizar e vir tomar a vacina. A estrutura está muito boa, as enfermeiras são muito educadas. Eu só atenho a gradecer essa oportunidade”, afirmou.

Consciência é um fator comum entre a maioria dos vacinados, como é o caso da aposentada Artemícia Moreira. Mesmo com medo de agulha, ela fez questão de chegar cedo para receber a primeira dose. “Vale a pena tomar a vacina. Graças a Deus, ninguém da minha família pegou Covid. Estou vendo muitas pessoas falecendo, então temos que prevenir”, ressaltou.

A vacinação no drive-thru segue no sábado (27) e domingo (28) com idosos de 73 anos. De acordo com o Vacinômetro, disponível no Portal da Prefeitura, desde o início da vacinação em janeiro, já foram aplicadas mais de 55 mil doses de vacinas.

Acamados e idosos de 74 anos são imunizados nesta sexta (26) 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Acamados

 Divididas em seis equipes, as profissionais de saúde aplicaram, nesta sexta-feira (26), a primeira dose em idosos restritos ao leito, ou seja, impossibilitados de andar ou com mobilidade restrita e dependente. A lista contempla 271 pacientes, previamente cadastrados no Portal da Prefeitura.

O cronograma atendeu os bairros Cazeca, Centro, General Osório, Jardim Brasília, Lídice, Maravilha, Maria Rezende, Martins, Morada da Colina, Nossa Senhora Aparecida, Osvaldo Rezende, Pacaembu, Patrimônio, Roosevelt, Santa Rosa, São José, Saraiva, Tabajaras, Vila Satélite.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção Consultar Agendamento no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que a pessoa não tiver condição de comparecer por questão de locomoção ou no dia do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para a vacinação ser realizada. O número do telefone da Ouvidoria é 0800-940-1480.

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também