Um aplicativo fácil com apenas três botões vem auxiliando a salvar vidas de mulheres vítimas da violência doméstica. O sucesso da plataforma “Salve Maria” já tinha atravessado o Triângulo Mineiro, chegando à Patos de Minas, no Alto Paranaíba em 2020. Agora, a ferramenta transpôs a divisa entre Estados e está se instalando em Aquidauana, cidade que fica a 139 km de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. “Eu quero agradecer ao prefeito Odelmo Leão e a Ana Paula pelo belo trabalho e por nos auxiliarem com o aplicativo ‘Salve Maria’ que vamos usar aqui na cidade. Muito obrigado por disponibilizarem à nossa sociedade esta ferramenta que vem ajudando tanto na proteção das mulheres e das famílias.” disse entusiasmado, Odilon Ribeiro, prefeito de Aquidauana.
A praticidade e a eficiência do aplicativo chamaram a atenção do Presidente da Câmara de Vereadores de Aquidauana, Wezer Lucarelli, que em um projeto de lei, propôs à inserção da ferramenta na cidade: “Eu tomei a iniciativa em nome da população da cidade juntamente com o prefeito Odilon, de buscar à Prefeitura de Uberlândia que é inovadora, a iniciativa promissora que é o aplicativo Salve Maria. Fui muito bem atendido, me surpreendeu a destreza de como fui recebido! Queria agradecer ao Odelmo Leão, a Ana Paula pela iniciativa e ao diretor da empresa de tecnologia da prefeitura, Reginaldo, e a todos que me atenderam aí. Parabéns pela responsabilidade social de vocês e que este aplicativo continue atravessando fronteiras.” comemorou o vereador.
Idealizado pela Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, o aplicativo foi lançado pela Prefeitura de Uberlândia em março de 2019 e já conta com 12.648 downloads. A ferramenta que completou dois anos neste mês de março teve o botão “pânico” acionado 429 vezes e registrou também 737 ocorrências através do botão “denúncias”. “É com muito orgulho que nós recebemos a notícia de que o Salve Maria que criamos aqui está sendo desejado em outras localidades para salvar várias ‘Marias’ tirando-as de um cenário de violência.” pontuou Ana Paula.
Como funciona o aplicativo Salve Maria?
A iniciativa propicia mais um canal direto com a Polícia Militar (PM) para denúncias de abusos de diferentes tipos. Por rápidos comandos no celular, é possível reportar violências de ordem física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. Quem possui smartphones com o sistema operacional Android pode baixar o app na loja virtual Play Store. Para o sistema iOS, o recurso está disponível no App Store.
Desenvolvido pela Empresa Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), o aplicativo consiste em apenas três botões: Botão do Pânico, Denúncia e Instruções de Uso.
A funcionalidade do Botão do Pânico é emitir um “chamado de localização”, ou seja, ele compartilha a localização em tempo real. Em ocorrências de extrema urgência, basta que a denunciante o utilize para acionar imediatamente a presença dos policiais militares.
No botão de “Denúncia”, a pessoa encontra um pequeno questionário com perguntas que especificam o tipo de violência, se a denúncia será anônima, dados da vítima e agressor, entre outras. A vítima ou a denunciante ainda tem a possibilidade de anexar fotos ou vídeos antes de enviar.
O terceiro botão “Instruções de Uso”, é um guia de utilização, que deve ser lido quando o download for executado.