Ao receber o diagnóstico de que é um paciente suspeito de Covid-19, deve-se iniciar imediatamente os cuidados para evitar a disseminação da possível doença, inclusive nos casos confirmados e considerados leves. Para reforçar estes cuidados com a população, a Prefeitura de Uberlândia realiza, nesta terça (29) e quarta-feira (30), uma capacitação virtual com todos os assistentes sociais da rede municipal.
A capacitação virtual será realizada pelo médico da Vigilância Epidemiológica (Vigep), Marcelo Sinício, em duas turmas, onde será reforçado com os profissionais quais são os cuidados que a pessoa deve ter desde a saída da unidade de saúde até a chegada ao local onde fará o isolamento.
“Temos que destacar a importância do distanciamento social, tanto dos pacientes confirmados como daqueles que são contatos. Em momento de pandemia, os suspeitos que têm sintomas são considerados doentes, e os contatos destas pessoas são considerados contaminados, independentemente de exame. Todos têm que obedecer ao isolamento”, explicou.
De acordo com a assessora técnica da Secretária Municipal de Saúde, Vânia Maria Martins, as orientações serão reforçadas com os pacientes após as consultas e com a comunidade nas salas de espera das Unidades de Atendimento Integrado (UAI). “Entendemos que, na atual situação, as pessoas precisam saber quais são os cuidados, independentemente do resultado do exame. Por isso, vamos reforçar com a população a fim de levar as informações para a maior quantidade de pessoas”, finalizou.