Notícias

Prefeitura investe para profissionalizar a produção de fruticultura no município

Prefeitura incentiva a produção de frutas na cidade através de apoio e parceria com o Senar Minas
12 de abril de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei) e em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (Senar Minas) fomentam o aprimoramento de instruções técnicas durante as visitas aos produtores de frutas que participam do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro). A cooperação consiste em ensinar e auxiliar na gestão e administração da propriedade rural, repassando conhecimentos principalmente para o fruticultor, ressaltando pontos como a coleta e interpretação de dados, finanças e o olhar mais profissional na produção.  

“A fruticultura está ligada ao pilar Agroecologia do Novo Agro e essa cooperação com o Senar veio a contribuir na formação e novas oportunidades de geração de fonte de renda ao produtor. por meio da equipe técnica da Smaei e do Senar, esse projeto permite a melhora da visão empresarial dos produtores uberlandenses, melhorando a produtividade e a geração de empregos’, explicou Romes Fernandes, Diretor de Agropecuária da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação.

A parceria atende atualmente 30 produtores de citrus (laranja, limão, mexerica) e terá duração de 2 anos. Por meio dela, cada produtor recebe uma visita mensal, que tem média de 4 horas de duração, sendo divididas entre consultoria técnicas e gerenciais focadas na área financeira. O objetivo do projeto é melhorar a gestão da propriedade, conferir aumento de produtividade, confiabilidade na origem dos frutos, instruir os produtores quanto as técnicas de manejo, além de agregar valor à produção.

“Sou produtor de banana, abacate, laranja e limão e essa ajuda que a Prefeitura com o Senar tem nos ofertado é muito importante para todos que participam do projeto, creio que terei na minha propriedade um aumento significativo na produção e acredito que os outros também terão”, contou esperançoso o produtor rural, Jesus de Souza Silva da região do Rio das Pedras.

Outro aspecto que tem sido abordado pelo Senar, é sobre a sanidade, a fim de oferecer maior seguridade dos pomares à saúde da população. Por meio do projeto, são propostos cursos de colheita e pós-colheita para os produtores inseridos no projeto e também para os novos produtores que queiram participar. São abordados temas como; as escolhas de áreas para a instalação do pomar, seleção de qualidade e aquisição de mudas para plantio.

Novo Agro

O Novo Agro foi criado pela Prefeitura de Uberlândia em 2017, por meio das Secretarias Municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e já contabilizou mais de duas mil pessoas beneficiadas por suas ações desde então em seis pilares: agroindústria, avicultura caipira, agroecologia, aquicultura, turismo rural e gastronomia.

Além de acompanhamento técnico e capacitações, a iniciativa conta com a realização de eventos, feiras, doação de mudas e oportunidades de mercado, além de adequações na legislação municipal para facilitar a profissionalização dos pequenos produtores. Com a iniciativa, em 2018, o programa Novo Agro rendeu ao prefeito Odelmo Leão o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também