Notícias

Livros para empréstimos da Biblioteca Municipal de Uberlândia podem ser reservados de forma digital

Sem sair de casa, o usuário pode conferir se o livro desejado está disponível no acervo do espaço cultural
15 de abril de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

Os cuidados da Prefeitura de Uberlândia com a Cultura também estão nas páginas da história da Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que, através da tecnologia e de profissionais qualificados, oferece à comunidade espaço e serviços únicos e diferenciados. Além da nova estrutura (ampla e modernizada) localizada no interior do Centro Municipal de Cultura, Biblioteca Pública conta com a plataforma “Pergamum”, que, através do Portal da Prefeitura, permite que o usuário procure, na segurança de seu lar, pelo livro ou autor desejado verificando se a obra está ou não disponível no acervo da biblioteca. Caso o livro esteja, o interessado pode imediatamente reservá-lo e será agendada uma data de retirada. No dia da entrega, a obra já estará devidamente higienizada e separada para o empréstimo.  

Livros para empréstimos da Biblioteca Municipal de Uberlândia podem ser reservados de forma digital 1
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

Para a administradora do local, Lêda Furtado, ter uma biblioteca pública de qualidade é um bem valioso para toda sociedade: “A Biblioteca Municipal trouxe para Uberlândia a renovação de espaço, amplo com recursos diferenciados, informatizados, inclusivos, com um acervo maravilhoso e ambiente que nos traz cada dia mais a oportunidade de exercer o mais básico dos nossos direitos culturais que é o direito à leitura. Aqui no Centro Municipal de Cultura e Turismo temos a junção da beleza das artes, a modernidade do local e os sonhos escritos em cada página que nos remete a sensação de estarmos viajando por um universo onde a cada dia somos agraciados com novas experiências.” disse orgulhosa.

Inscrição no sistema

Com a informatização da Biblioteca Municipal, as antigas carteirinhas não são válidas, sendo, portanto, necessária a nova inscrição que é feita rapidamente no local apenas com documento de identidade (Carteira de habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho ou outro documento oficial com foto), CPF e comprovante de endereço atualizado. Em caso de jovens com menos de 18 anos de idade, a inscrição é feita com a presença de um responsável, posteriormente, o menor de idade já poderá reservar, pegar e devolver livros sem a presença dos pais.

O local conta com espaço infanto-juvenil, “Sala Incluir” (com obras em braille, audiobooks e outros formatos) e sala de informática, além de um amplo acervo com mais de 21 mil livros (incluindo infanto-juvenil).  Por conta da pandemia, a utilização da Biblioteca Municipal está restrita ao empréstimo e a devolução dos livros. 

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Endereço da Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira:

Centro Municipal de Cultura

Praça Prof. Jacy de Assis s/n (antiga Praça do Fórum) – Centro

Link da Plataforma para reserva de livros:

(Clique aqui)

Ou:

Portal da Prefeitura > Eu quero > Encontrar > Bibliotecas > Clique aqui para o acervo da Biblioteca Municipal de Uberlândia

Dúvidas no acesso, ligue: (34) 3234-1600

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também