Mais um grupo de acamados foi imunizado, neste domingo (18), com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A ação, elaborada pela Prefeitura e realizada com seis equipes da Secretaria Municipal de Saúde, imunizou 247 idosos restritos ao leito, ou seja, impossibilitados de andar ou com mobilidade restrita e dependente. A vacinação dos pacientes que receberam a dose inicial entre 2 e 3 de abril começou no sábado (17), quando foram aplicadas 236 segundas doses. A ação é essencial para a proteção desses pacientes considerados um dos grupos mais vulneráveis e com mais alto risco de óbito em caso de contaminação pelo vírus. Além das equipes de vacinadores, o trabalho envolve vários profissionais, como motoristas e escolta policial. No decorrer da semana, a imunização atuou em outros dois pontos: ginásios do UTC e no esquema de drive-thru montado no estacionamento do Centro Administrativo. Entre segunda (12) e sexta-feira (16), foram aplicadas 12.543 doses iniciais e continuadas, obedecendo o cronograma dos grupos prioritários e os cadastros prévios no Portal da Prefeitura.
Balanço semanal
No decorrer da semana, a imunização atuou em outros dois pontos: ginásios do UTC e no esquema de drive-thru montado no estacionamento do Centro Administrativo. Entre segunda (12) e sexta-feira (16), foram aplicadas 12.543 doses iniciais e continuadas, obedecendo o cronograma dos grupos prioritários e os cadastros prévios no Portal da Prefeitura.
As informações sobre o andamento da vacinação estão disponíveis no “Vacinômetro” – uma ferramenta criada pela Prefeitura de Uberlândia. Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros.
Consulta ao cadastro e agendamento
A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”.
Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).
A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.