Notícias

Escola municipal de Uberlândia é selecionada para participar de Curso de Robótica da UNB e FNDE

E. M. Prof. Ladário Teixeira compõe as 250 escolas brasileiras e é a única da cidade que participará de Projeto Piloto de Robótica Espacial
20 de abril de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Araípedes Luz – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, situada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona norte da cidade, é uma das 250 instituições de ensino selecionadas do Brasil e a única da cidade de Uberlândia a participar do projeto piloto “Robótica Espacial”, promovido pela Universidade de Brasília (UNB) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

“É um orgulho imenso ter a nossa escola municipal representando Uberlândia e ao lado de mais 249 escolas selecionadas em todo o país. Ver os nossos alunos se dedicando à robótica, sendo estimulados para que eles sejam produtores, e não apenas consumidores de tecnologia, é de uma grandeza educacional indiscutível.” enfatizou Tania Toledo, Secretária Municipal de Educação.   

Com o objetivo de preparar e despertar os jovens para as mudanças e as novas tecnologias, alunos do 6º ao 9º ano da instituição de ensino municipal serão selecionados para participar do curso, ofertado totalmente por meio digital. Para isso, será utilizada uma plataforma pedagógica que oferece aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica. Na escola protagonista do projeto, os professores, direção e educadores serão os condutores necessários para selecionarem e motivarem os alunos.

“Projetos como este ajudam a tornar sonhos em realidade. Quantos jovens pensam em ser astronautas um dia? O advento da tecnologia e oportunidades como esta são estímulos que muitas crianças precisam para ter um futuro brilhante. Ficamos honrados com a participação dos nossos estudantes representando a cidade de Uberlândia, temos certeza que farão bonito, pois são jovens extraordinários”, relatou o diretor da E.M. Professor Ladário Teixeira, Cidelmar dos Reis.

Projeto piloto “Robótica Espacial”

A iniciativa pedagógica partiu da Universidade de Brasília – UNB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (veja aqui). A plataforma usa simuladores, para que os alunos vivenciem, de forma realista, a criação e montagem de um robô “Rover Veicule”, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira. 

As aulas combinarão teoria e prática, simulando o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos Bluetooth. Os alunos conhecerão o conceito de cada componente, montagem, interligação, configuração e programação, chegando até o robô realizado

Até o fim do curso, os participantes deverão montar e apresentar o robô para demonstrarem o conhecimento absorvido (através de reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliações progressivas) e receberem o certificado.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também