Notícias

Prefeitura de Uberlândia imunizou 4.705 idosos neste feriado

Vacinação da 1ª dose contra Covid-19 aconteceu no UTC e no Sabiazinho para os nascidos em 1957 e 1958
21 de abril de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

Antes que o relógio marcasse oito da manhã, em pleno feriado de Tiradentes, os profissionais de saúde do município já estavam prontos nas estruturas preparadas no UTC e no Sabiazinho para aplicarem – com eficiência e prestatividade – a vacina contra Covid-19. No plantão feito pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (21), foram imunizados 4.705 idosos finalizando a 1ª dose nos nascidos em 1957 e começando os nascidos em 1958.

Dona Sueli de Fátima Rodrigues disse que pulou cedo da cama para receber a primeira dose: “Eu nem dormi à noite porque para mim é um sonho! Quando recebi a mensagem dizendo que eu ia vacinar neste feriado achei que era brincadeira. Achei que não teria vacina hoje e para minha surpresa, estou aqui, com a primeira dose e agradecendo todo mundo” festejou dona Sueli.  

Já no UTC, o exército dos trabalhadores de saúde também começou cedo no combate à pandemia munido com doses da vacina, arma eficaz contra o Coronavírus. E dona Joana Esteves de Melo de 63 anos, que recebeu o aviso pelo celular, não se conteve de alegria e gratidão. “Receber a vacina em pleno feriado é sinal de comprometimento. Todo mundo aqui, podia estar em casa descansando, mas está trabalhando pra acabar logo esta guerra. É um pessoal muito carinhoso, dedicado e pra mim é nota dez para toda a estrutura! Não fiquei nem 15 minutos na fila. Agora é só esperar pela segunda dose.” finalizou a aposentada.

Prefeitura de Uberlândia imunizou 4.705 idosos neste feriado 1
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

Confira a programação dos próximos dias:

  •          Quinta-feira (22) – concluir os nascidos em 1958 (Sabiazinho) e iniciar a aplicação da 2ª dose daqueles que receberam a primeira em 30 de março (UTC e  drive-thru);
  •          Sexta-feira (23) – aplicação da segunda dose daqueles que receberam a primeira em 31 de março (UTC e drive-thru);
  •          Sábado (24) e Domingo (25) – aplicação da segunda dose daqueles que receberam a primeira entre nos dias 1º e 2 de abril (UTC);

A Prefeitura de Uberlândia reforça que serão vacinados apenas os idosos que fizeram agendamento prévio no Portal da Prefeitura e que receberam a mensagem de texto no celular (SMS). Para evitar a formação de fila, é importante que cada cadastrado esteja atento à data, ao horário e ao local informados na mensagem de confirmação. Em caso de dúvidas em relação ao local do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que direcionará as solicitações ao Programa de Imunização – setor responsável por marcar uma nova data.  O número é 0800-940-1480 (telefone fixo) ou 3256-3800 (ligação de celular).

As informações sobre o andamento da vacinação estão disponíveis no “Vacinômetro” – uma ferramenta criada pela Prefeitura de Uberlândia.  Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que a pessoa não tiver condição de comparecer por questão de locomoção ou no dia do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para a vacinação ser realizada. O número do telefone da Ouvidoria é 0800-940-1480.

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também