Notícias

Coleta seletiva vai atender 17 novos bairros em Uberlândia

Serviço realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) passa a ser oferecido a 61 bairros dos 74 de Uberlândia nos próximos quatro meses
22 de abril de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação Dmae

A Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) será ampliada para 17 novos bairros em Uberlândia nos próximos quatro meses. A expansão vai levar o serviço para 82,4% da cidade, cobrindo 61 dos 74 bairros de Uberlândia.  Os recicláveis são destinados a cinco associações e uma cooperativa de recicladores. A iniciativa preserva o meio ambiente, incentiva a separação do material reciclável, gera emprego, renda e inclusão social.

Os novos bairros que passarão a contar com a coleta seletiva são:  Aclimação, Canaã, Chácaras Panorama, Granja Marileusa, Guarani, Ipanema, Jardim Brasília, Jardim Europa, Jardim Holanda, Mansões Aeroporto, Minas Gerais, Nova Uberlândia, Novo Mundo, Santa Luzia, São José, Taiaman, Tocantins. No próximo dia 27, o serviço passa a atender o bairro Granada, que já conta com uma cobertura parcial nos loteamentos Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.

Para o diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, a ampliação é muito positiva para a cidade, contribui com a conscientização ambiental, reduz a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário. “Temos um ganho ambiental para a cidade e um benefício social para as associações de recicladores”, disse.

Para conscientizar os moradores sobre o novo serviço de coleta nestes bairros, o Núcleo da Coleta Seletiva do Dmae, visita as residências e comércios dos bairros e distribui imãs e folhetos explicativos com informações sobre os dias de recolhimento e orientações sobre a separação do material que pode ser reciclável.

Funcionamento da Coleta Seletiva

O ‘ecocaminhão’ recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles coloquem o saco com os materiais recicláveis na rua.

Confira abaixo a programação de ampliação da coleta seletiva nos novos bairros:

Abril

27/04 Granada

Maio

06/05 Jardim das Palmeiras

17/05 Minas Gerais

28/05 Taiaman

Junho

01/06 Santa Luzia

11/06 Jardim Brasília e São José

22/06 Jardim Holanda

Julho

02/07 Guarani e Tocantins

14/07 Jardim Europa

20/07 Nova Uberlândia e Novo Mundo

Agosto

05/08 Aclimação, Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto e Granja Marileusa

11/08 Chácaras Panorama

23/08 Jardim Canaã

Veja no link abaixo (site do Dmae) os dias da coleta seletiva em seu bairro:

Coleta Seletiva

O que destinar à coleta seletiva

– Papel, vidro, plástico e metais

– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)

Cuidados na hora da separação do material reciclável

 – Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material

– Vidros: lave-os bem e retire as tampas

– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento

– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas

– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado

OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também