Notícias

Mais de 100 mil pessoas são vacinadas contra Covid-19 em Uberlândia

Cidade é a segunda de Minas Gerais em quantitativo de pessoas vacinadas, atrás apenas de Belo Horizonte
23 de abril de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com o início da campanha de imunização contra Covid-19 em janeiro, a Prefeitura de Uberlândia tem realizado uma logística completa de vacinação, desde o cadastro, agendamento de vacinação com hora marcada, disponibilização de três locais de vacinação e atuação competente das equipes do Programa de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde. Com a somatória desses fatores, Uberlândia ultrapassa a marca de 100 mil pessoas vacinadas com ao menos a primeira dose contra o novo Coronavírus, o que corresponde a quase 15% da população. Iniciada em 19 de janeiro, a imunização ocorre conforme o recebimento de doses e os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Uberlândia desponta quantitativamente como a segunda cidade mineira com mais pessoas imunizadas com ao menos a 1ª dose, conforme dados do Vacinômetro. Atrás apenas da capital, Belo Horizonte, o município já aplicou, entre janeiro e abril, 101.415 doses inicias e, até o fim desta sexta-feira (23), deve chegar a mais de 42 mil doses continuadas (segunda dose).

No mesmo sentido, em relação a outras cidades do país com quantitativo similar de habitantes, Uberlândia fica atrás apenas de Natal (RN). Considerando o vacinômetro municipal de outras cidades, Uberlândia já aplicou mais doses iniciais do que Joinville (SC) e Feira de Santana (BA), por exemplo. A cidade também está à frente de Osasco (SP) e Campo dos Goytacazes (RJ), conforme vacinômetro dos respectivos estados.

Vacinação de sexta-feira (23)

Mais de 100 mil pessoas são vacinadas contra Covid-19 em Uberlândia 1
Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura promoveu a ação com a aplicação da segunda doses em idosos e profissionais da saúde que receberam a dose inicial em 31 de março. Foram convocadas 4,5 mil pessoas a serem imunizadas nos ginásios do UTC e no drive-thru montado no estacionamento do Centro Administrativo hoje.

O aposentado Raul Nascimento, de 71 anos, foi um dos idosos que esteve de manhã no UTC. Animado com a vacinação, ele fez questão de celebrar a vida. “Na situação que o mundo está, essa vacina significa vida, e vou ficar ainda mais satisfeito daqui a 20 dias dessa segunda dose, pois vou me sentir mais livre pra viver e continuando com os cuidados”, afirmou.

A responsabilidade coletiva é um tema que o aposentado Lincoln Lopes, de 71 anos, fez questão de destacar. “Meu sentimento é de mais uma vez cumprir minhas obrigações, essa é mais uma das determinações que estou seguindo e espero que seja bem sucedido. Eu acredito que a vacina é mais um instrumento que temos, mas os cuidados devem continuar”, enfatizou.

Outro grupo prioritário, formado por profissionais de saúde, também marcou presença. Um deles foi o dentista Ubiratan Matias, que elogiou a estrutura montada no UTC. “Eu achei os profissionais muito educados, receptivos e fazem um atendimento muito bom. É muito bem organizada essa questão de ter horário agendado, e seria bom que todo mundo seguisse”, destacou.

Pouca espera e muito energia para seguir uma rotina mais otimista traduzem a realidade do aposentado Nilson Ribeiro, de 69 anos, e dos demais idosos que passaram pelo drive-thru. O recebimento da segunda dose carrega a esperança de dias melhores. “É um momento especial e fico muito satisfeito. Não tive problemas até hoje e, agora, estou imunizado e ciente de que se tiver será mais leve. De um a 10, está nota 10 o atendimento, são muito profissionais”, disse.

Cronograma para o final de semana

O planejamento para a última remessa recebida, com cerca de 20 mil doses, garantiu a vacinação até o fim de semana. No sábado (24) e domingo (25), o UTC receberá para a segunda dose quem foi vacinado em 1º e 2 de abril. A equipe da Imunização também irá vacinar idosos acamados.

As informações sobre o andamento da vacinação estão disponíveis no “Vacinômetro” – uma ferramenta criada pela Prefeitura de Uberlândia.  Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Em caso de dúvidas em relação ao local do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que direcionará as solicitações ao Programa de Imunização – setor responsável por marcar uma nova data.  O número é 0800-940-1480 (telefone fixo) ou 3256-3800 (ligação de celular).

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também