Notícias

Profissionais da saúde recebem segunda dose contra Covid-19 nesta terça (27)

Vacinação no UTC totalizou a aplicação de aproximadamente 2,5 mil doses continuadas
27 de abril de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Os ginásios do UTC receberam, nesta terça-feira (27), profissionais de saúde para a vacinação da segunda dose no combate à Covid-19. Foram imunizados 2.486 profissionais que iniciaram o esquema vacinal entre 8 e 11 de fevereiro. As vacinas utilizadas já constavam no estoque do Município, não sendo, assim, integrantes de uma nova remessa.

O esquema montado pelo Programa de Imunização no UTC obedece ao distanciamento social e todas as medidas de biossegurança. O agendamento com horário definido previamente foi destacado pelo cirurgião bucomaxilofacial Mateus Menucci, que chegou cedo para ser imunizado.

“Excelente organização, muito rápido, pouco tempo na fala. São muitos postos que fazem ser muito bem organizado. É uma sensação e alívio muito grande, principalmente para nós que temos contato muito próximo com a parte de saliva e sangue, que acabam espirrando em nós”, destacou.

Atuante na UAI São Jorge, a farmacêutica Luana Moara também foi vacinada e externou a gratidão ao traduzir a vacina como um reconhecimento do empenho dos profissionais que cuidam de vidas. “Nos sentimos muito valorizados e protegidos pelos nossos órgãos competentes e gestão. Achei fantástica a atuação dos profissionais. São muito carinhos, cuidados e a organização está impecável”, analisou.

O pensar coletivo faz parte também do significado que a vacina tem para a agente de saúde da Yasmin Gomes Basílio, agente de saúde na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Ipanema I.

“A segunda dose me deixa mais confiante. Eu acho muito importante ser vacinada, pois vou na casa de pacientes idosos, acamados, crianças. Ficamos um pouco menos preocupados com o risco de transmitir o vírus para as pessoas que cuidamos”, afirmou.

 Na última semana, Uberlândia ultrapassou a marca de 100 mil pessoas vacinadas com ao menos a primeira dose contra o novo Coronavírus, o que corresponde a quase 15% da população. Iniciada em 19 de janeiro, a imunização ocorre conforme o recebimento de doses e os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

As informações sobre o andamento da vacinação estão disponíveis no “Vacinômetro” – uma ferramenta criada pela Prefeitura de Uberlândia. Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Em caso de dúvidas em relação ao local do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que direcionará as solicitações ao Programa de Imunização – setor responsável por marcar uma nova data.  O número é 0800-940-1480 (telefone fixo) ou 3256-3800 (ligação de celular).

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também