Notícias

Prefeitura aplica resíduos de construção em estrada na região da comunidade rural Terra Branca

Material descartado em ecopontos ajuda a recuperar estradas rurais do Município
30 de abril de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia está retornando com a aplicação de resíduos de construção civil no trabalho de recuperação de estradas rurais do município. Na manhã desta sexta-feira (30), a equipe de manutenção do setor na Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação fez, em caráter de teste, o cascalhamento de um trecho da estrada vicinal (EV) 010, na região da comunidade Terra Branca. A expectativa é que o recurso mineral natural, descartado em ecopontos, reforce a estrutura do solo em locais que não suportam o tráfego de veículos durante o período chuvoso, devido ao aparecimento de buracos e atoleiros, ou formam bancos de areia durante a época de seca.

“Procuramos atuar preventivamente na recuperação e manutenção de estradas vicinais para oferecer maior segurança aos usuários dessas vias e facilitar o escoamento da produção rural. O uso de resíduos de construção se mostra como um dos importantes recursos que temos para essa finalidade. Ele é eficiente na compactação do solo, gera economia e impacta positivamente no meio ambiente, por se tratar de um produto que deixa de virar lixo e reduzir a necessidade de exploração de jazidas”, destaca a assessora de Agronegócio, Thalita Jorge.

Prefeitura aplica resíduos de construção em estrada na região da comunidade rural Terra Branca 1
Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

Para o trecho de estrada na comunidade Terra Branca, foram destinados 200 m³ de resíduo de construção civil para cobrir um trecho de 500 metros. O próximo passo é criar um estoque desse tipo de material para expandir para outras regiões.

O resíduo de construção civil passa por um tratamento antes de ser utilizado nas estradas. O material bruto, que a população leva até os ecopontos, é encaminhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos para ser submetido ao processo de britagem, que inclui a retirada manual, com auxílio de um ímã de partes metálicas que estejam misturadas.  Dos três produtos gerado, o de granulometria maior e que se assemelha ao cascalho, é o utilizado pela equipe de manutenção das estradas rurais.

Prefeitura aplica resíduos de construção em estrada na região da comunidade rural Terra Branca 2
Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também