Notícias

Ecopontos recolhem mais de 12 mil caçambas entre janeiro e abril

Cerca de 50 mil toneladas de resíduos foram corretamente destinadas a estes locais evitando entulhos pela cidade
5 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O descarte correto de resíduos além de importante, é uma prática estimulada constantemente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Através da destinação voluntária de materiais por parte de pequenos geradores, os Ecopontos se tornaram os principais instrumentos que auxiliam para uma cidade mais limpa. Entre janeiro e abril, foram retiradas cerca de 12 mil caçambas dos 13 Ecopontos espalhados de forma estratégica para atender todo o município. (Confira a lista com endereços).

Foram recolhidas cerca de 50 mil toneladas de resíduos. Do quantitativo, aproximadamente 48 mil toneladas foram Resíduos de Construção Civil (RCC), dos quais 4.640 toneladas estavam aptas a serem trituradas e utilizadas nas estradas vicinais. Também foram retiradas, em média, 540 toneladas de plástico, ferro, papel e outros materiais recicláveis.

Entre os volumosos, foram recolhidos em torno de 600 toneladas de itens como sofá, portas de guarda-roupa, tábua, armário, pedaços de madeiras e demais. No primeiro quadrimestre, também foi realizado o recolhimento de cerca de 3 mil pneus em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, que dá a destinação correta para os arcos de borracha, minimizando o impacto ambiental.

“Para manter a cidade limpa, oferecemos o serviço dos Ecopontos, Cata-Treco e Cata-Galhos, além de ações e atendimentos periódicos. É válido reforçar que a conscientização de todos é o principal fator para diminuirmos o descarte em locais irregulares e, assim, evitarmos problemas ambientais e de saúde pública”, destacou o secretário da pasta, João Junior.

Funcionamento

Os moradores podem procurar os locais de descarte levando os resíduos ou contratando pequenas carretas. Na entrada das unidades, a carga é conferida e o cidadão é orientado sobre onde descarregar os resíduos. É necessário, ainda, informar a origem do material.

Com funcionamento todos os dias, sempre das 7h às 19h, as unidades estão situadas nos bairros: Luizote de Freitas, São Jorge, Santa Rosa, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi, São Lucas, Tocantins, Cruzeiro do Sul, Segismundo Pereira, Mansour e Canaã. Desde 2019, o serviço foi ampliado nos bairros São Jorge, Santa Rosa, Daniel Fonseca e Canaã para o recebimento de gesso.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também