Notícias

Prefeitura lança canal aberto de TV exclusivo para educação municipal

Sinal entra no ar na próxima segunda-feira (10) pelo canal 8.2 com qualidade Full HD para auxiliar os alunos no aprendizado remoto
6 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uberlândia terá um canal aberto de televisão totalmente voltado para a educação municipal, com programação diária das 7h às 22h. Nesta quinta-feira (6), o prefeito Odelmo Leão anunciou a entrada no ar, a partir da próxima segunda-feira (10), do novo sinal para exibição exclusiva do “Escola em Casa” e conteúdos complementares. A população poderá sintonizar a novidade pelo canal digital 8.2 UHF, faixa aberta após concorrência pública realizada pela Prefeitura de Uberlândia na qual a TV Integração saiu vencedora.

O prefeito Odelmo Leão, na presença da secretária municipal de Educação, Tânia Toledo, e do superintendente da TV Integração, Rogério Nery, bem como de outros diretores da emissora, reforçou o pioneirismo do município com esta inovação. “Somos uma das primeiras cidades, senão a primeira cidade de Minas Gerais, a contar com um canal exclusivo, à disposição 24h por dia, para poder garantir Educação aos alunos. Mesmo assim que pudermos retornar com as aulas presenciais, o canal continuará como uma importante ferramenta de apoio ao aprendizado”, ressaltou o prefeito.

Diariamente, serão disponibilizadas nove aulas inéditas, totalizando 45 videoaulas no mês de maio.  Os estudantes da Educação Infantil e do 1° ao 9° ano terão a possibilidade de assistir as videoaulas no turno que estão matriculados na escola (manhã ou tarde). À noite serão exibidas videoaulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja).

O canal abre espaço também para o “Dialogando com a Educação Especial”, que traz conteúdo específico para alunos com deficiência e orientações às famílias. Na programação, haverá material complementar com videoaulas do Programa “Vamos Aprender”, materiais de audiovisual de cunho cultural e educacional das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, assim como conteúdos de transição do Programa “Escola em Casa”, de 2020.

A produção das videoaulas será feita pelos professores da Rede Municipal de Ensino por meio da plataforma on-line licitada Xtream Solutions e em um mini estúdio viabilizado pelo Município. Para a exibição das aulas, foi criado um subcanal, vinculado à TV Integração, que ganhou a licitação para fornecer o espaço. O processo será todo coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O contrato está previsto para vigorar até 31 de dezembro deste ano.

Prefeitura lança canal aberto de TV exclusivo para educação municipal 1

Ensino remoto

Com as aulas presenciais suspensas temporariamente por conta da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu ferramentas capazes de manter o acesso à aprendizagem mesmo à distância. Uma das alternativas encontradas durante o ano de 2020 foi disponibilizar videoaulas na TV Universitária e no Portal da Prefeitura. Durante a grade da emissora, foram exibidos programas gravados pelos professores, trabalhando conteúdos que os alunos aprenderiam no contexto presencial nas salas de aula.

Neste ano de 2021, diante da continuidade do cenário pandêmico e da imprecisão quanto ao retorno das aulas presenciais, tornou-se necessário ampliar o alcance desse recurso remoto educacional. Após análises, as equipes da SME constataram a eficácia do uso de canal aberto na televisão por ser um meio de fácil acesso, estar presente em muitos lares e que independe de operadoras de televisão por assinatura ou internet. Outro benefício é facilitar que as famílias acompanhem o aprendizado de crianças e adolescentes.

Com a finalidade de manter e ampliar as exibições televisivas, a Prefeitura realizou um processo licitatório para contratar uma emissora de TV local, com sinal aberto, para veiculação de videoaulas em canal Full HD, exclusivamente para educação municipal. A empresa vencedora foi a TV Integração, afiliada Rede Globo, que viabilizou um subcanal televisivo exclusivo e com disponibilidade total de até 24 horas diárias. Coube ainda à emissora realizar todo o trâmite necessário para a autorização do canal, assim como o registro e o licenciamento junto ao Ministério das Comunicações, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e demais órgãos reguladores.

Plataforma e mini estúdio

Outra novidade é que os vídeos serão gravados pelos professores em um mini estúdio montado no Centro Municipal de Estudos e Projetos Julieta Diniz (Cemepe) e publicados na plataforma Xtream Solution, outra empresa vencedora da licitação. A plataforma digital é especializada em oferecer recebimento, gestão, edição, arquivamento e conversão dos arquivos de vídeos para conteúdos televisivos.

Em alguns casos, a Xtreme Solution ainda otimiza processos de gravação excluindo a necessidade de deslocamento dos profissionais aos estúdios, simplificando os processos de gravação dos vídeos, que podem ser feitos em outros locais. A proposta é tornar o conteúdo mais interessante aos estudantes e as produções mais práticas aos professores.

As videaoulas também estarão disponíveis na Plataforma para acesso dos estudantes, que utilizarão como usuário o seu número de matrícula na escola e como senha a sua data de nascimento.

Coordenação municipal

Todo o processo de produção das videoaulas será coordenado e disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação, com materiais gravados pelos professores e acompanhamento da equipe da assessoria pedagógica e do Cemepe.

A secretaria será responsável também pela grade horária diária (cronograma) para montagem das listas e ordem dos vídeos para a exibição das aulas na televisão, que também poderão ser acessados através da plataforma Xtream Solution e pelo Portal da Prefeitura de Uberlândia.

Legislação

Todo o processo de criação do canal e licitação para contratações da plataforma digital e da emissora de TV está amparado no decreto federal 10.312, de 4 de abril de 2020. O documento ampliou, temporariamente e em razão da pandemia da covid-19, o escopo de multiprogramação, com conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde de entidades executoras de serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, com fins exclusivamente educacionais ou de exploração comercial.

Programação e demais informações do novo Canal Digital 8.2 podem ser conferidas no Portal da Prefeitura pelo endereço https://www.uberlandia.mg.gov.br/escolaemcasa  

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também