Notícias

Uso de bicicletas elétricas por agentes traz benefícios ao meio ambiente

Em três meses, bikes evitaram a emissão de mais de três toneladas de gás carbônico na atmosfera
7 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Já se passaram três meses desde que os agentes de segurança patrimonial da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) passaram a utilizar bicicletas elétricas para circular pela pista de caminhada do Parque do Sabiá. Ao longo desse período, a substituição das motos pelas bicicletas proporcionou diversos benefícios, sobretudo, ao meio ambiente.

Nesses três meses, cada bicicleta utilizada no Parque do Sabiá percorreu em média 140 quilômetros por dia, totalizando 560 quilômetros diários, já que são quatro bicicletas. A distância corresponde a uma viagem de Uberlândia a São Paulo e, por ser percorrida de bicicleta, evitou a emissão de mais de três toneladas de gás carbônico ao longo desses três meses, o que equivale ao plantio de 15 árvores. Além disso, o combustível economizado nesse período seria suficiente para dar uma volta no mundo.

Os veículos são alugados e funcionam à base de baterias recarregáveis, com cargas que duram até 45 km. Semanalmente são limpas pela equipe da empresa responsável pelas bikes e uma vez por mês passam por revisão mecânica.

Além dos benefícios ao meio ambiente, as bicicletas oferecem mais conforto e segurança aos frequentadores do Parque do Sabiá e são silenciosas, ao contrário das motos. “Foi uma mudança muito positiva, tanto para os agentes quanto para os frequentadores. São equipamentos leves, ágeis e fáceis de conduzir, o que tornou a rota pela pista de caminhada ainda mais eficiente”, ressaltou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

Uso de bicicletas elétricas por agentes traz benefícios ao meio ambiente 1

Aprovação

O agente patrimonial João Henrique Garcia de Oliveira enumera os benefícios proporcionados pelas bicicletas. “Mesmo que elas sejam elétricas, precisamos pedalar em alguns momentos e isso fez uma diferença enorme na minha qualidade de vida. Além disso, as bicicletas proporcionam benefícios para o meio ambiente e aumentam o conforto dos frequentadores do parque”, disse.

O frequentador do Parque do Sabiá, Murilo Silveira, morador do Tibery, elogia. “Fico muito feliz em ver iniciativas como essa, pois o meio ambiente é o maior beneficiado e essa é uma área que realmente merece atenção”, completou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também