Notícias

Criatividade aproxima professores e alunos municipais em ensino remoto

Depoimentos e mensagens de reconhecimento e carinho são constantemente enviados para educadores
12 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Em tempos de coronavírus, o ensino à distância se tornou uma manobra necessária no mundo inteiro. O fechamento temporário das escolas alterou a forma de aprender e a dinâmica dos alunos, familiares e professores. Durante o ensino remoto, feito por meio do Programa Escola em Casa (veja abaixo) e de apoio constante da Secretaria Municipal de Educação, educadores da rede municipal de ensino se reinventam e têm o esforço reconhecido por pais e alunos. 

É o caso da Fabíola Lopes, educadora da aluna da EMEI Profa. Izildinha Maria Macedo do Amaral no bairro Luizote de Freitas, que aplicou uma tarefa sobre alimentação na aula online, onde os alunos tinham que montar um boneco formado pelos alimentos. Hellen Carla, mãe da Giovanna Emanueli, de seis anos, se encantou com o resultado. “A Giovana tem dificuldade alimentar muito grande de não querer experimentar nada. Ela não come nenhum tipo de fruta ou verdura. Ela fez a atividade e depois ficou tão feliz com o kit que ganhou que disse que ia experimentar um pedaço de cada coisa que veio. Já comeu banana, maçã e a gente ficou muito, mas muito feliz!” disse surpresa a mãe da criança. Giovanna é uma das 51.205 contempladas com kit alimentação escolar da Prefeitura, que compõe alimentos não perecíveis, frutas, verduras e legumes.

Criatividade aproxima professores e alunos municipais em ensino remoto 1
Foto: Hellen Carla – arquivo pessoal

Cheia de orgulho, a mãe logo mandou uma mensagem para a professora com o resultado da tarefa, o que reenergizou a educadora. “Fico muito feliz pelo carinho e reconhecimento. Ser professora, em tempos tão desafiadores quanto a Pandemia, é um constante aprendizado. Mesmo diante de inúmeros desafios, não medimos esforços para desempenhar nosso trabalho com profissionalismo e afeto. Resultados são frutos, das sementes que plantamos”, celebrou a professora Fabíola Lopes.

Outro dos muitos casos de reconhecimento de educadores e de acompanhamento familiar veio da Maria Angélica Almeida, mãe do Fabrício Marques, de dez anos, após assistir com o pequeno a aula do professor Leandro Malaquias, da Escola Municipal Prof. Luiz Rocha e Silva. Após a lição, o educador logo recebeu a seguinte mensagem da mão de Fabrício: “Emocionada aqui ouvindo a aula de artes. Parabéns pelo conteúdo, apresentando o Fantasma da Ópera para as crianças! Educação pública e de qualidade.” Elogiou dona Angélica que, sempre que pode, observa o aprendizado do filho.  

Para a Secretária Municipal de Educação, Tânia Toledo, as mensagens trazem um sentimento de orgulho imenso pelos professores do município: “Sabemos das nossas dificuldades, das famílias e, principalmente, das crianças no universo remoto. Mas ver a educação ser dada, mesmo à distância, com qualidade e investimento, superando obstáculos e se transformando em mais que aprendizado, mas em encantamento, é de aplaudir de pé. Temos muito orgulho de cada profissional que faz parte da rede municipal de educação e meu agradecimento aos pais e alunos pela sensibilidade em reconhecerem esta dedicação.”

Investimento da Prefeitura

Além da dedicação dos profissionais, a Prefeitura também investiu na qualificação e na estrutura para que as escolas pudessem “entrar” nos lares dos alunos através do Programa “Escola em Casa”, oferecendo todo o material utilizado que são produzidos com qualidade pela Secretaria Municipal de Educação e está disponível no Portal da Prefeituratransmitido também via canal digital aberto (8.2 UHF) com qualidade Full HD.

Também são disponibilizadas apostilas, que podem ser acessadas pelo portal Escola em Casa. O material impresso é entregue nas escolas aos alunos que não têm condições de imprimir ou não possuem acesso à internet.  As tarefas lúdicas apresentadas pelos educadores são desenvolvidas com critérios pedagógicos para o desenvolvimento da criança e a participação da família em auxiliar na condução das atividades se faz importante principalmente neste momento de ensino remoto. O empenho de cada professor tem resultado ainda maior no aluno com o envolvimento de todos. 

Criatividade aproxima professores e alunos municipais em ensino remoto 2

Programa Escola em Casa

– Disponível no Portal da Prefeitura

– Videoaulas transmitidas pelo canal digital aberto 8.2 UHF e disponibilizadas no Portal Escola em Casa e Youtube da Prefeitura de Uberlândia

– Apostilas elaboradas quinzenalmente, disponibilizadas no Portal Escola em Casa e entregues quinzenalmente para os pais e alunos nas escolas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também