Notícias

Dmae recebe exposição fotográfica “Tournant Dans la Danse”

Mostra de Fernanda Torquato retrata bailarinos em movimentos decisivos
13 de maio de 2021
Foto: Comunicação/DMAE

 A exposição “Tournant Dans la Danse” chega ao Espaço Cultural do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Na mostra, a fotógrafa e jornalista Fernanda Torquato apresenta imagens captadas durante as coreografias de ballet clássico, contemporâneo e estilo livre, realizadas em apresentações no Teatro Municipal de Uberlândia entre 2015 e 2018. Seguindo todas as regras do Núcleo do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, a exibição pode ser visitada até junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no foyer do Dmae.

De acordo com Fernanda Torquato, as imagens tentam capturar o chamado “Instante” ou “Momento Decisivo”, conceito criado pelo célebre fotógrafo Henri Cartier-Bresson. “As fotos tentam retratar esse momento de harmonia entre elementos visuais e emocionais, seja por meio da captura de um movimento executado com perfeição ou quando as expressões demonstram todos os sentimentos na interpretação da coreografia”, explica.

As fotos também apresentam a força e sensibilidade dos dançarinos, que encontram, na dança, uma forma de mudar ou melhorar de vida. “Acredito que a exposição pode ajudar a evidenciar essa realidade e, quem sabe, incentivar mais crianças e jovens a entrar no mundo da arte”, afirma a fotógrafa. Dentre os bailarinos retratados, é possível citar Thiago Vinícius Souza, que conta com bolsa de estudo integral na Academie Princess Grace Kelly de Mônaco, e Ana Luiza Moraes Sartini, que recentemente tornou-se a representante mais jovem da América Latina a participar do Prix de Lausanne, competição internacional realizada na Suíça.

Dmae recebe exposição fotográfica “Tournant Dans la Danse” 1
 Foto: Comunicação/DMAE

A artista

Apaixonada pelo ballet desde a infância, Fernanda Torquato formou-se em Comunicação Social, na Universidade Federal de Viçosa (MG). Logo descobriu que poderia unir seu amor pela dança com a fotografia, sua nova paixão descoberta na faculdade. Durante sua passagem por Uberlândia, onde trabalhou como jornalista na TV Integração, afiliada da Rede Globo, desenvolveu seu mestrado em Comunicação, Tecnologias e Educação. A pesquisa deu origem ao documentário “Entre Retas e Curvas, sobre a história do Teatro Municipal de Uberlândia, onde realizou as fotografias da presente exposição.

Prestigie!

O quê: Exposição fotográfica “Tournant Dans la Danse”

Onde: Foyer do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6.400, Bairro Tibery)

Quando: até 11 de junho

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h

Veja Também