Notícias

Dmae recebe exposição fotográfica “Tournant Dans la Danse”

Mostra de Fernanda Torquato retrata bailarinos em movimentos decisivos
13 de maio de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Comunicação/DMAE

 A exposição “Tournant Dans la Danse” chega ao Espaço Cultural do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Na mostra, a fotógrafa e jornalista Fernanda Torquato apresenta imagens captadas durante as coreografias de ballet clássico, contemporâneo e estilo livre, realizadas em apresentações no Teatro Municipal de Uberlândia entre 2015 e 2018. Seguindo todas as regras do Núcleo do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, a exibição pode ser visitada até junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no foyer do Dmae.

De acordo com Fernanda Torquato, as imagens tentam capturar o chamado “Instante” ou “Momento Decisivo”, conceito criado pelo célebre fotógrafo Henri Cartier-Bresson. “As fotos tentam retratar esse momento de harmonia entre elementos visuais e emocionais, seja por meio da captura de um movimento executado com perfeição ou quando as expressões demonstram todos os sentimentos na interpretação da coreografia”, explica.

As fotos também apresentam a força e sensibilidade dos dançarinos, que encontram, na dança, uma forma de mudar ou melhorar de vida. “Acredito que a exposição pode ajudar a evidenciar essa realidade e, quem sabe, incentivar mais crianças e jovens a entrar no mundo da arte”, afirma a fotógrafa. Dentre os bailarinos retratados, é possível citar Thiago Vinícius Souza, que conta com bolsa de estudo integral na Academie Princess Grace Kelly de Mônaco, e Ana Luiza Moraes Sartini, que recentemente tornou-se a representante mais jovem da América Latina a participar do Prix de Lausanne, competição internacional realizada na Suíça.

Dmae recebe exposição fotográfica “Tournant Dans la Danse” 1
 Foto: Comunicação/DMAE

A artista

Apaixonada pelo ballet desde a infância, Fernanda Torquato formou-se em Comunicação Social, na Universidade Federal de Viçosa (MG). Logo descobriu que poderia unir seu amor pela dança com a fotografia, sua nova paixão descoberta na faculdade. Durante sua passagem por Uberlândia, onde trabalhou como jornalista na TV Integração, afiliada da Rede Globo, desenvolveu seu mestrado em Comunicação, Tecnologias e Educação. A pesquisa deu origem ao documentário “Entre Retas e Curvas, sobre a história do Teatro Municipal de Uberlândia, onde realizou as fotografias da presente exposição.

Prestigie!

O quê: Exposição fotográfica “Tournant Dans la Danse”

Onde: Foyer do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6.400, Bairro Tibery)

Quando: até 11 de junho

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também