O treinador Weverton Santos e os paratletas Lara Lima e Mateus Assis, do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) – associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) – embarcam neste domingo para Tbilisi, capital da Geórgia, um pequeno país que fica entre a Europa e Ásia, para disputarem a Copa do Mundo de Halterofilismo.
A competição, que será disputada entre 20 e 23 de maio, é a penúltima valendo vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. A última, será em junho, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Segundo o profissional de educação física da Futel, Weverton Santos, treinador da equipe CDDU/Futel e da Seleção Brasileira de Halterofilismo, a expectativa é bastante positiva. “Os dois estão muito bem no ranking mundial e têm grandes chances de obter um desempenho capaz de aproximá-los ainda mais dos Jogos Paralímpicos de Tóquio”, disse.
Mesmo durante a pandemia, a Futel manteve a rotina de treinamento dos paratletas de alto rendimento com competições internacionais previstas para 2021. Os treinos dos paratletas de halterofilismo são realizados na academia do UTC, com todas as medidas preventivas necessárias, como distanciamento social, uso de máscara de proteção e álcool em gel.
Paratletas
Lara Lima e Mateus Assis têm uma série de conquistas nacionais e internacionais no halterofilismo paralímpico. Dentre elas estão a medalha de Ouro de Mateus na Copa do Mundo de Halterofilismo 2020, na Nigéria, e as duas medalhas de Prata de Lara na mesma competição.