Três representantes do atletismo da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), entidade parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), têm boas chances de convocação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, competição prevista para ser realizada entre 24 de agosto a 5 de setembro.
Rodrigo Parreira (salto em distância), Mauro Evaristo (arremesso de peso) e Rafaela de Paula (lançamento de disco), inclusive, foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a fase de treinamento seletiva, que ocorrerá de 5 a 19 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Essa será a última oportunidade para que paratletas de todo o país alcancem os índices necessários para participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
De acordo com o profissional de educação física da Futel, Leandro Garcia, treinador de Rodrigo e Rafaela, a expectativa é positiva. “Os três têm chances reais de classificação e temos trabalhado intensamente para que obtenham um bom desempenho na fase de treinamento seletiva e, assim, garantam suas vagas nos Jogos Paralímpicos. Caso consigam, será a primeira vez que Uberlândia terá três representantes do atletismo em uma Paralímpiada”, ressaltou.
Rogério Borges, treinador de Mauro, concorda. “Temos treinado bastante, unindo técnica e preparação física para alcançar um desempenho capaz de levar os nossos paratletas para Tóquio”, completou.
Treinamentos
Mesmo durante a pandemia, a Futel tem mantido os treinamentos de paratletas de alto rendimento de associações parceiras que tenham competições internacionais previstas para 2021. Os treinos do atletismo são realizados no SESI Gravatás, com a participação de apenas um paratleta por horário e todos os cuidados de prevenção à Covid-19 necessários, como distanciamento social, uso de máscara de proteção e constante higienização com álcool em gel.